Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEONARDO VIGOLO MONLLOR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-06T17:26:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-06T17:26:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | LEONARDO VIGOLO MONLLOR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000201 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata das possíveis intersecções entre o Ensino de História e a perspectiva inclusiva da educação, com o objetivo de promover a discussão sobre a Educação Inclusiva no campo de pesquisa do Ensino de História. Para tanto, foram analisadas duas coleções de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental – as coleções Araribá e Inspire História – ofertadas às escolas públicas através Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essas coleções foram examinadas a partir da perspectiva da in/exclusão de Lopes e Fabris (2013), ou seja, quando há complementaridade e interdependência entre as noções de inclusão e exclusão. Conclui-se que, no ciclo 2020-2023 do PNLD, as coleções Araribá e Inspire História levaram em consideração a perspectiva inclusiva da educação na elaboração de seus livros didáticos. No caso da coleção Araribá , a questão inclusiva foi apenas mencionada nos textos do manual do professor. Em relação à coleção Inspire História , houve a sinalização gráfica de atividades que seriam voltadas para a inclusão. Contudo, essas atividades privilegiam mais as discussões sobre deficiência e cidadania, mas não são necessariamente atividades cujo foco seria a inclusão dos alunos com deficiência. Além disso, a distribuição dessas atividades não foi muito regular ao longo da coleção: os exercícios ficaram muito concentrados nos livros do sexto e sétimo anos e poucos nos livros de oitavo e nono. Portanto, confirmou-se, em parte, a hipótese da in/exclusão nos livros ofertados no ciclo 2020-2023 do PNLD. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.000kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Título: dc.title | AS COLEÇÕES DE HISTÓRIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | trabalho de conclusão | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LEONARDO VIGOLO MONLLOR.pdf | dissertação | 1.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000201/1/LEONARDO VIGOLO MONLLOR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: