AS COLEÇÕES DE HISTÓRIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEONARDO VIGOLO MONLLOR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-06T17:26:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-06T17:26:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherLEONARDO VIGOLO MONLLORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000201-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação trata das possíveis intersecções entre o Ensino de História e a perspectiva inclusiva da educação, com o objetivo de promover a discussão sobre a Educação Inclusiva no campo de pesquisa do Ensino de História. Para tanto, foram analisadas duas coleções de livros didáticos para as séries finais do Ensino Fundamental – as coleções Araribá e Inspire História – ofertadas às escolas públicas através Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essas coleções foram examinadas a partir da perspectiva da in/exclusão de Lopes e Fabris (2013), ou seja, quando há complementaridade e interdependência entre as noções de inclusão e exclusão. Conclui-se que, no ciclo 2020-2023 do PNLD, as coleções Araribá e Inspire História levaram em consideração a perspectiva inclusiva da educação na elaboração de seus livros didáticos. No caso da coleção Araribá , a questão inclusiva foi apenas mencionada nos textos do manual do professor. Em relação à coleção Inspire História , houve a sinalização gráfica de atividades que seriam voltadas para a inclusão. Contudo, essas atividades privilegiam mais as discussões sobre deficiência e cidadania, mas não são necessariamente atividades cujo foco seria a inclusão dos alunos com deficiência. Além disso, a distribuição dessas atividades não foi muito regular ao longo da coleção: os exercícios ficaram muito concentrados nos livros do sexto e sétimo anos e poucos nos livros de oitavo e nono. Portanto, confirmou-se, em parte, a hipótese da in/exclusão nos livros ofertados no ciclo 2020-2023 do PNLD.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.000kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Título: dc.titleAS COLEÇÕES DE HISTÓRIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinetrabalho de conclusãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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