História e Literatura: desafios da educação, possibilidades contemporâneas e propostas para o ensino de História.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEduard Dos Santos Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-06T16:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-06T16:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEduard dos Santos Leitept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000199-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma discussão sobre o ensino de História para os anos finais do ensino fundamental a partir do uso de narrativas literárias, focando no trabalho com a imaginação e a criatividade. Ressalta-se que esse tipo de trabalho em sala de aula pode contribuir tanto para o aprendizado dos conhecimentos históricos, mas também para permitir ao estudante pensar novas alternativas de passado e de futuro. Nesse sentido, trabalhamos com a concepção de Imaginação Histórica como aparece em Pereira (2020), ou seja, como o elemento criativo na construção da História e que contribua para fomentar os sonhos num mundo onde as utopias foram desacreditadas por uma visão cientificista do tempo. Para auxiliar os professores de História na aplicação destas aulas, apresento proposições de práticas utilizando narrativas literárias no ensino de história de acordo com os códigos de habilidades propalado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Este documento curricular é visto aqui sob um viés crítico, que entende conceitos como “habilidades” e “competências” como um discurso pedagógico de uma sociedade cada vez mais impregnada do discurso neoliberal, na perspectiva de Laval (2019). Assim, as práticas aqui propostas procuram superar o proposto por um documento que entende a educação de um ponto de vista econômico, sendo os estudantes inseridos numa lógica de mercadoria e consumo, propondo um ensino de História mais humanístico e reflexivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent956kmpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História e Literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImaginação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Título: dc.titleHistória e Literatura: desafios da educação, possibilidades contemporâneas e propostas para o ensino de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinetrabalho de conclusãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos