Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho Almeida, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida Timoteo, Ana Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves de Melo, Ivone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Castro Resende, Maria Izabel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braz de Oliveira, Silvanira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-05T23:10:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-05T23:10:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1060 | - |
identificador: dc.identifier.other | Utilização das Tecnologias no Processo de Inclusão dos Alunos com Deficiências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000197 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tecnologias são hoje ferramentas que cada vez mais estão ganhando espaço dentro do ambiente educacional, podendo ser utilizadas como suporte de aprendizagem nas mais diversas disciplinas e conteúdo. A utilização das tecnologias no processo de inclusão dos alunos com deficiência é uma possibilidade que também se faz presente e será sobre isso que esse artigo, que tem por metodologia a revisão sistemática de literatura, discute, evidenciando como essas tecnologias podem auxiliar no processo de inclusão, dialogando para isso sobre os principais desafios e possibilidades que são encontrados para o desenvolvimento desta inclusão com as tecnologias no centro do processo. O objetivo geral do trabalho é o de discutir o uso das tecnologias no processo de inclusão educacional. Já com objetivos específicos, procura-se: apresentar o conceito de tecnologias, discutir sobre a inclusão educacional, explanar acerca dos principais desafios encontrados no uso das tecnologias no processo de inclusão e apresentar as principais possibilidades para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência quando se utiliza as tecnologias no processo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 678 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | O Uso das Tecnologias no Processo de Inclusão Educacional: Desafios e Possibilidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons