O Papel do Sistema Operacional no Ensino das TIC: Uma Análise Integrada entre Teoria, Prática e Contexto Educacional em Angola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorChiloia Quimombe Cassindula, Abel-
Autor(es): dc.contributor.authorBelarmino Elizeu dos Santos, Aires-
Autor(es): dc.contributor.authorBernardo Bandexi, Elsa Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorFausto António Kifuando, Tsangu-
Autor(es): dc.contributor.authorPedro, Nkanga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-05T19:23:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-05T19:23:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1053-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Contexto Educacional Angolanopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000194-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo investiga o papel crucial do sistema operacional (SO) no ensino de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educacional angolano. Através de uma análise integrada entre a teoria fundamental dos sistemas operacionais, a prática pedagógica em sala de aula e as especificidades do cenário educacional em Angola, busca-se compreender como o SO influencia o aprendizado dos alunos, a atuação dos professores e a infraestrutura tecnológica das instituições de ensino. A pesquisa explora a relevância do conhecimento sobre o SO para o desenvolvimento de competências digitais essenciais, a otimização do uso de softwares educativos e a resolução de problemas técnicos comuns no ambiente escolar. Adicionalmente, são consideradas as barreiras e os desafios específicos do contexto angolano, como a disparidade no acesso à tecnologia, a formação de professores e a disponibilidade de recursos adequados. O artigo propõe, ao final, recomendações para aprimorar a integração do sistema operacional no currículo de TIC, visando um ensino mais eficaz e alinhado com as necessidades do século XXI em Angola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent476 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectContexto Educacional Angolanopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de TICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContexto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleO Papel do Sistema Operacional no Ensino das TIC: Uma Análise Integrada entre Teoria, Prática e Contexto Educacional em Angolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons