Corpo em Ação: Dramatização do Teatro-Fórum em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANTONIO, DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER VANESSA CISNEIRO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-05T18:58:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-05T18:58:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
identificador: dc.identifier.othersite https://corpoemacaoto.my.canva.site/pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000193-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional concebido em nossa pesquisa de mestrado intitulada “Interações arte e movimento: O Teatro do Oprimido na formação política estudantil" consiste em um jogo de tabuleiro que visa proporcionar vivências e experiências práticas relacionadas ao Teatro do Oprimido, com foco nas técnicas do Teatro-Fórum. Essa iniciativa busca colaborar significativamente para a formação política dos estudantes adolescentes no contexto escolar. O jogo é estruturado a partir de cartas que apresentam cenas e situações que já ocorreram, fatos da vida real, amplamente divulgados pela mídia contemporânea. As cenas retratam vivências de opressão, promovendo uma abordagem reflexiva e participativa por meio da encenação e dos debates sobre direitos humanos e questões sociais. As cartas são organizadas em um tabuleiro que divide as temáticas em categorias específicas, como racismo, feminismo, desigualdades e injustiças sociais, e homofobia. Além disso, o jogo inclui a utilização de um dado que determina, de forma aleatória, qual temática será explorada na encenação. Esse produto educacional foi idealizado com foco nos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e em faixas etárias superiores, visando atender aos objetivos do currículo de Artes no ensino de Teatro do Oprimido. Essa ferramenta pedagógica inovadora representa uma abordagem e metodologia intervencionista, que alia arte e movimento para estimular a consciência crítica e cidadã dos jovens, promovendo um ambiente educacional de reflexão e transformação social. Por meio dessa vivência lúdica e artística, busca-se a formação política dos estudantes no enfrentamento de questões relevantes e atuais. O jogo está alocado em um site que facilita a compreensão da proposta para professores e alunos, possibilitando o download e a confecção física do Jogo: Corpo em Ação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentMegaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypesitept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo de tabuleiro; Teatro do Oprimido; Improvisação; movimento corporalpt_BR
Título: dc.titleCorpo em Ação: Dramatização do Teatro-Fórum em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons