Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANTONIO, DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER VANESSA CISNEIRO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-05T18:58:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-05T18:58:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | site https://corpoemacaoto.my.canva.site/ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000193 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional concebido em nossa pesquisa de mestrado intitulada “Interações arte e movimento: O Teatro do Oprimido na formação política estudantil" consiste em um jogo de tabuleiro que visa proporcionar vivências e experiências práticas relacionadas ao Teatro do Oprimido, com foco nas técnicas do Teatro-Fórum. Essa iniciativa busca colaborar significativamente para a formação política dos estudantes adolescentes no contexto escolar. O jogo é estruturado a partir de cartas que apresentam cenas e situações que já ocorreram, fatos da vida real, amplamente divulgados pela mídia contemporânea. As cenas retratam vivências de opressão, promovendo uma abordagem reflexiva e participativa por meio da encenação e dos debates sobre direitos humanos e questões sociais. As cartas são organizadas em um tabuleiro que divide as temáticas em categorias específicas, como racismo, feminismo, desigualdades e injustiças sociais, e homofobia. Além disso, o jogo inclui a utilização de um dado que determina, de forma aleatória, qual temática será explorada na encenação. Esse produto educacional foi idealizado com foco nos estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e em faixas etárias superiores, visando atender aos objetivos do currículo de Artes no ensino de Teatro do Oprimido. Essa ferramenta pedagógica inovadora representa uma abordagem e metodologia intervencionista, que alia arte e movimento para estimular a consciência crítica e cidadã dos jovens, promovendo um ambiente educacional de reflexão e transformação social. Por meio dessa vivência lúdica e artística, busca-se a formação política dos estudantes no enfrentamento de questões relevantes e atuais. O jogo está alocado em um site que facilita a compreensão da proposta para professores e alunos, possibilitando o download e a confecção física do Jogo: Corpo em Ação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Megas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | site | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo de tabuleiro; Teatro do Oprimido; Improvisação; movimento corporal | pt_BR |
Título: dc.title | Corpo em Ação: Dramatização do Teatro-Fórum em sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Link do Produto da aluna Vanessa Cisneiro de Antonio.pdf | 151,51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000193/2/Link do Produto da aluna Vanessa Cisneiro de Antonio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons