Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, VITOR MACHADO MURILO CABRAL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-05T18:35:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-05T18:35:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacional_VersãoFinal_MuriloCabralNunes_Repositorio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000191 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto de aprendizagem tem como objetivo colaborar com a disciplina de Sociologia na tarefa de enfrentar, com a complexidade e a seriedade merecidas, o desafio da constru- ção de sujeitos e processos ativos e críticos, a violência perpetuada pelo racismo, os privi- légios que colaboram para a sua manutenção e a soma de atitudes para a tomada de de- cisões conscientes que poderão construir uma realidade mais justa e igualitária. Para o desenvolvimento do objeto de aprendizagem Jogo da Memória “Mulheres Ne- gras Contra o Racismo”, utilizamos a metodologia da Prática Social apresentada por De- merval Saviani, proposta basilar da corrente pedagógica conhecida como Pedagogia His- tórico-Crítica (PHC). Acreditamos que essa metodologia é a mais apropriada por basear-se na dialética materialista-histórica e pelo compromisso de assegurar às camadas populares acesso ao conhecimento sistematizado historicamente, objetivando a mudança social. As autoras foram selecionadas para integrar o jogo da memória devido à relevância de suas trajetórias e contribuições para a cultura, à literatura, à academia e o ativismo no Bra- sil. Cada uma delas representa aspectos fundamentais da luta contra o racismo, da promo- ção da igualdade de gênero e da valorização das identidades negras. Incorporá-las ao jogo da memória não apenas reconhece e celebra suas conquistas, mas também proporciona uma oportunidade educativa de divulgar e perpetuar seus lega- dos. Essa iniciativa fomenta o diálogo sobre questões sociais importantes, estimulando a construção de uma sociedade mais consciente e equitativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.08 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Sociologia. 2. Mulheres negras. 3. Antirracismo. 4. Lei no 10.639/03. 5. Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Título: dc.title | JOGO DA MEMÓRIA – “Mulheres Negras Contra o Racismo” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Teoria Social da Educação Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons