Literando: Valores em Cena

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLÍGIA SERRANO LOPES, RITA MELISSA LEPRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-05T18:30:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-05T18:30:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
identificador: dc.identifier.otherE-book_Lígia Serrano_Versão Final.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000190-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino Médio (EM) é a etapa final da Educação Básica que visa consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitar ao jovem de 15 a 17 anos a preparação básica para o trabalho e a cidadania. Dessa forma, na Lei n.o 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) também estabelece como diretriz para o EM o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual. A formação integral do aluno passa a ser um desafio para o professor cuja prática planejada e embasada na Educação em Valores Morais (EVM) pode contribuir para atingir tais objetivos como protagonismo, abstração, diálogo, reflexão, proposição e ação; reflexão sobre as aprendizagens pessoais e interpessoais, colaborativas e em equipes. A Literatura contribui para atingir tais objetivos, pois promove a reflexão sobre temas e valores apreendidos em suas dimensões sincrônicas e diacrônicas. O presente e-book apresenta uma Sequência Didática fundamentada nos pressupostos da teoria psicogenética de Piaget e no desenvolvimento da personalidade moral de Puig com o objetivo de promover o juízo moral nos alunos a partir do uso do texto literário teatral. É fato que a EVM perpassa o currículo escolar, por isso, foram desenvolvidas, em dez aulas de Literatura, atividades com alunos do 1.o Ano do EM, a partir do estudo do clássico “Auto da barca do inferno” de Gil Vicente a partir dos métodos para um ensino transversal proposto por Puig (1998): a) clarificação de valores; b) leitura compartilhada; c) roda de conversa dialogada; d) a discussão dos dilemas morais; e) a construção conceitual; f) o exercício de role-playing. Trata-se de uma sugestão prática de como promover o desenvolvimento da moralidade, da convivência e dos conhecimentos literários em sala de aula por meio de um ambiente sociomoral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,36 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática. Literatura. Texto teatral. Educação em Valores. Ensino Transversal.pt_BR
Título: dc.titleLiterando: Valores em Cenapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Médiopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons