"DICIONÁRIO INGLÊS LÍNGUA FRANCA, APLICATIVO KIDLANDIA: CONSTRUINDO CONEXÕES GLOBAIS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJosiane Aparecida Luciano Vieira, Regiani Aparecida Santos Zacarias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-05T18:15:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-05T18:15:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação repositório Josiane Aparecida Luciano Vieira.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000188-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa explora o potencial pedagógico de um aplicativo de dicionário de língua franca no Ensino Fundamental I, uma vez que acredita-se que o uso de dicionários é crucial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças. A construção do vocabulário é um componente fundamental desse processo. Além disso, o uso desperta para habilidades que vão além da simples consulta ao dicionário, estimulando a autonomia. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar, registar e analisar as estratégias de uso de um aplicativo de dicionário em uma rede municipal de ensino do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a metodologia comporta estudo teórico, documental e pesquisa empírica. Primeiramente, será realizada uma revisão de literatura valendo-se das teorias sobre Língua e Linguagem, Linguística Computacional, Sociolinguística, Língua Inglesa na Contemporaneidade, Multiletramentos e Metodologias Ativas e Lexicografía Eletrônica. Além do estudo teórico, será realizada uma pesquisa documental referente aos documentos que norteiam a BNCC. Os princípios teóricos serão aplicados no desenvolvimento do Produto Educacional KIDLANDIA, que será objeto de uma pesquisa empírica com alunos do 5.o ano. A pesquisa buscará avaliar as estratégias de uso e necessidades dos alunos no manuseio do aplicativo. Espera-se que os resultados possam colaborar para propor melhorias ao Produto desenvolvido, bem como a demais aplicativos de dicionário destinados ao público estudantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,37 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDicionário. Inglês como Língua Franca. Vocabulário. Recurso Digital. TDCIs.pt_BR
Título: dc.title"DICIONÁRIO INGLÊS LÍNGUA FRANCA, APLICATIVO KIDLANDIA: CONSTRUINDO CONEXÕES GLOBAIS E MULTILETRAMENTOS NA ERA DIGITAL"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fudamental I – Língua Inglesapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons