Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bueno, Rosa Maria Manzoni Tayná Michelle de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-05T18:47:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-05T18:47:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma análise discursiva dos sentidos do Saresp na escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000184 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional se insere na disciplina de língua portuguesa e é um dos desdobramentos da dissertação de mestrado intitulada “Entre o dizível e o silêncio nas políticas públicas de avaliação de larga escala: uma análise discursiva dos sentidos do Saresp”, desenvolvida no programa de mestrado profissional em Docência para Educação Básica, no campus da Unesp de Bauru. Assim, este produto educacional assume o formato de um roteiro de estudos, com o objetivo de propor reflexões sobre as avaliações de larga escala nas escolas públicas estaduais, em especial o Saresp, a partir de uma abordagem materialista do discurso, inserida no campo da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, em uma perspectiva que entrelaça a língua, a história e a ideologia. Também tem como objetivo aproximar o conhecimento produzido na universidade das escolas, em um movimento dialético, marcado pelas relações de contradição e transformação. Por fim, com essas reflexões pretende-se transformar a maneira de pensar a própria escola e as avaliações e, assim, possibilitar mudanças na realidade escolar e no agir docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,86 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de larga escala; Saresp; Neoliberalismo. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma análise discursiva dos sentidos do Saresp na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons