Ensino de inglês na perspectiva vigotskiana: uma proposta para estudantes do ensino fundamental – anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDA COSTA GARCIA, ROSA MARIA MANZONI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-05T18:07:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-05T18:07:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
identificador: dc.identifier.otherProduto Mestrado Inglêspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000183-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido com o objetivo de apoiar o ensino da língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como base a teoria histórico-cultural de Vigotski e contribuições de autores como Leontiev, Elkonin, Davidov e Gramsci. Destinado a professores de língua inglesa que atuam com crianças de 6 a 10 anos, o material propõe uma abordagem pedagógica fundamentada e intencional, articulando teoria e prática. Composto por princípios orientadores e exemplos de ações docentes, o material oferece diretrizes práticas para a organização do ensino do inglês enquanto ferramenta de comunicação, desenvolvimento cognitivo e formação crítica. São cinco os princípios centrais: (1) prática educativa como atividade mediadora no contexto da prática social global; (2) ensino desenvolvente, com foco na zona de desenvolvimento proximal (ZDP); (3) ensino mediado por conceitos, que favorece o pensamento teórico; (4) consideração das relações complexas entre língua materna e língua estrangeira; e (5) a dimensão política do ensino de inglês. O produto propõe um ensino que parte da prática social global dos alunos, mediado por conceitos e voltado para o desenvolvimento integral, considerando as especificidades simbólicas do processo de aprendizado da língua estrangeira. Espera-se que sua aplicação contribua para uma prática docente mais crítica, sensível às necessidades dos alunos, e que favoreça a internalização de conhecimentos linguísticos e culturais. Ao preencher uma lacuna existente na formação e atuação dos professores de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental, este material visa transformar o ensino da língua inglesa em uma experiência mais eficaz, relevante e socialmente comprometida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.821 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlíngua inglesa; ensino fundamental – anos iniciais; perspectiva vigotskianapt_BR
Título: dc.titleEnsino de inglês na perspectiva vigotskiana: uma proposta para estudantes do ensino fundamental – anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInglês – Ensino Fundamental - anos iniciaispt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons