Bases conceituais para um Ensino Médio Necessário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMG - Campus Ouro Brancopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDe Paula, Júlio César-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T20:16:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T20:16:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
identificador: dc.identifier.otherBases Conceituais para um Ensino Médio Necessáriopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000172-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional tem como principal objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para docentes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, visando contribuir para a construção de um modelo educacional omnilateral, politécnico e fundamentado no trabalho e na pesquisa como princípios educativos. Pretende-se, com isso, fortalecer uma abordagem crítica, emancipadora e integrada da formação escolar. O material surge em resposta à crescente precarização e sobrecarga enfrentadas pelos professores e professoras dos Itinerários Formativos ligados ao mundo do trabalho e a enfrentar alguns dos desafios impostos pelas diretrizes do Novo Ensino Médio, que reforçam o caráter tecnicista e fragmentado da formação, oferecendo uma contraproposta alinhada a uma educação emancipadora, crítica e totalizante. Tem como público-alvo os professores e professoras que atuam no Novo Ensino Médio, especialmente aqueles envolvidos nos Itinerários Formativos vinculados ao mundo do trabalho. O produto apresenta um arcabouço teórico fundamentado em autores clássicos da educação brasileira, como Dermeval Saviani, Frigotto, Ciavatta, entre outros, além de uma defesa da articulação entre trabalho e educação como eixo estruturante da formação humana. Propõe atividades práticas e reflexivas voltadas à realidade escolar e através da sugestão de materiais de apoio e de outros produtos educacionais que ampliam o repertório docente. Conclui-se que o fortalecimento do Ensino Médio integrado exige uma revisão crítica dos modelos atuais e o engajamento dos docentes na construção de práticas pedagógicas que superem a lógica utilitarista do ensino. O material oferece, portanto, uma ferramenta de apoio à formação crítica e à transformação da prática educativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent127 MB (133.858.920 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio; Politecnia; Educação e Trabalhopt_BR
Título: dc.titleBases conceituais para um Ensino Médio Necessáriopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons