Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Maria Augusta Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soeiro, Ana Cristina Vidigal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-04T19:23:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-04T19:23:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Abordagens multidisciplinares em neuroproteção na UTI Neonatologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000168 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro, nascido da dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), busca ser um farol para a transformação das práticas de cuidado neonatal, com um foco especial na neuroproteção. Ao abordar um tema de extrema relevância para a saúde neonatal e a formação dos profissionais de saúde, o trabalho apresentado não se limita apenas à descrição das práticas neuroprotetoras, mas se empenha em integrar teoria e prática de maneira a capacitar os futuros profissionais de saúde, especialmente os residentes multiprofissionais, a aplicá-las de forma eficaz nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A partir de uma abordagem multidisciplinar, que abarca as áreas de Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, este livro reflete a complexidade do cuidado neonatal e a necessidade de uma colaboração ainda mais estreita entre as diferentes especialidades. A pesquisa de campo, que serviu como base para a construção deste trabalho, revelou lacunas importantes no conhecimento e na aplicação das práticas neuroprotetoras entre os residentes de saúde, evidenciando a necessidade urgente de uma abordagem mais integrada e focada na neuroproteção durante a formação acadêmica e profissional. O maior desfecho esperado com este livro é, sem dúvida, a melhoria na qualidade do cuidado oferecido aos recém-nascidos em UTINs, por meio da disseminação de práticas baseadas em evidências científicas e do fortalecimento do ensino dessas práticas nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde. No entanto, a verdadeira transformação acontecerá à medida que as práticas neuroprotetoras sejam incorporadas de maneira mais sistemática e efetiva, refletindo um cuidado neonatal mais humanizado, eficiente e, principalmente, mais consciente da importância do ambiente e das intervenções que protejam o desenvolvimento cerebral dos neonatos. Em um cenário de constantes avanços e mudanças, a educação em saúde deve ser dinâmica, capaz de responder rapidamente às necessidades de formação de novos profissionais e, ao mesmo tempo, de influenciar diretamente as práticas clínicas. Este livro, com seu foco na neuroproteção, visa complementar o conhecimento existente e fomentar a reflexão sobre as práticas que realmente fazem a diferença no cuidado neonatal. Que ele se torne uma fonte constante de inspiração e atualização para todos os envolvidos no cuidado aos recém-nascidos, garantindo que cada bebê tenha a oportunidade de crescer e se desenvolver em um ambiente que respeite e proteja sua saúde cerebral desde os primeiros momentos de vida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,71MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagens multidisciplinares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neuroproteção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | UTI Neonatal | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagens multidisciplinares em neuroproteção na UTI Neonatal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PPGESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: