
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Buss Cardoso, Aline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-05T11:41:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-05T11:41:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=Nl5kRoKJaTM | - |
| identificador: dc.identifier.other | Jornadas Integradas: histórias do Ensino Médio no Instituto Federal” | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000164 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo identificar os propósitos do aluno ingressante para o ensino médio integrado do IFC Campus São Bento do Sul. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza translacional, com objetivo exploratório, de procedimentos técnicos pesquisa de campo e documental e utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado à estudantes ingressantes no EMI no ano de 2024. Para embasar essa investigação, a pesquisa teórica sobre as conexões entre trabalho e educação ao longo da história e a forma como essa relação promoveu consequências na formação para o trabalho em nosso país, demonstrou que a educação profissional e tecnológica no Brasil é sublinhada por uma dualidade entre uma formação instrumental para atender as necessidades da cadeia produtiva e uma formação de caráter integral, que considere todos os aspectos da vida humana. Os resultados obtidos indicam que os estudantes percebem o EMI como uma oportunidade de formação de valor, ao oferecer o ensino técnico em conjunto a uma formação geral. Entre as expectativas que se destacam estão a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, a continuidade dos estudos no ensino superior e a busca por uma educação pública de qualidade. Todavia, a pesquisa também evidencia desafios de inclusão, acesso e permanência no interior dessa política pública de educação. O estudo aponta que o EMI cumpre um papel estratégico na EPT, ao oferecer uma formação que transcende a instrumentalização e fragmentação da educação profissional tradicional. Ao mesmo tempo, essa investigação destaca a relevância de políticas públicas que garantam a permanência dos estudantes. A pesquisa revela a importância do EMI como uma alternativa de formação que corresponde às necessidades dos jovens do país, oferecendo uma educação crítica e emancipadora. Além desses importantes achados, o trabalho resultou na elaboração de um produto educacional, um vídeo documentário intitulado “Jornadas Integradas: histórias do Ensino Médio no Instituto Federal”. Esse material tem o objetivo de dar voz aos estudantes e a partir desses relatos, gerar reflexões sobre o EMI como uma proposta educacional importante para os jovens. Por fim, este estudo intensifica o compromisso da Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais com a formação integral, ressaltando que o EMI, quando fortalecido, pode se constituir como um caminho que promove mudanças tanto pessoais como sociais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1240x420 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | https://www.youtube.com/watch?v=Nl5kRoKJaTM | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio Integradoado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | e tecnológica no ensino médio integral | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA QUÊ E PARA QUEM: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NA ESCOLHA PELO EMI DO IFC SÃO BENTO DO SUL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em educação profissional e tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | elaboraçaõ de pesquisa/ dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Vídeos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons