ENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA QUÊ E PARA QUEM: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NA ESCOLHA PELO EMI DO IFC SÃO BENTO DO SUL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBuss Cardoso, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-05T11:41:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-05T11:41:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=Nl5kRoKJaTM-
identificador: dc.identifier.otherJornadas Integradas: histórias do Ensino Médio no Instituto Federal”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000164-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo identificar os propósitos do aluno ingressante para o ensino médio integrado do IFC Campus São Bento do Sul. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza translacional, com objetivo exploratório, de procedimentos técnicos pesquisa de campo e documental e utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado à estudantes ingressantes no EMI no ano de 2024. Para embasar essa investigação, a pesquisa teórica sobre as conexões entre trabalho e educação ao longo da história e a forma como essa relação promoveu consequências na formação para o trabalho em nosso país, demonstrou que a educação profissional e tecnológica no Brasil é sublinhada por uma dualidade entre uma formação instrumental para atender as necessidades da cadeia produtiva e uma formação de caráter integral, que considere todos os aspectos da vida humana. Os resultados obtidos indicam que os estudantes percebem o EMI como uma oportunidade de formação de valor, ao oferecer o ensino técnico em conjunto a uma formação geral. Entre as expectativas que se destacam estão a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, a continuidade dos estudos no ensino superior e a busca por uma educação pública de qualidade. Todavia, a pesquisa também evidencia desafios de inclusão, acesso e permanência no interior dessa política pública de educação. O estudo aponta que o EMI cumpre um papel estratégico na EPT, ao oferecer uma formação que transcende a instrumentalização e fragmentação da educação profissional tradicional. Ao mesmo tempo, essa investigação destaca a relevância de políticas públicas que garantam a permanência dos estudantes. A pesquisa revela a importância do EMI como uma alternativa de formação que corresponde às necessidades dos jovens do país, oferecendo uma educação crítica e emancipadora. Além desses importantes achados, o trabalho resultou na elaboração de um produto educacional, um vídeo documentário intitulado “Jornadas Integradas: histórias do Ensino Médio no Instituto Federal”. Esse material tem o objetivo de dar voz aos estudantes e a partir desses relatos, gerar reflexões sobre o EMI como uma proposta educacional importante para os jovens. Por fim, este estudo intensifica o compromisso da Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais com a formação integral, ressaltando que o EMI, quando fortalecido, pode se constituir como um caminho que promove mudanças tanto pessoais como sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1240x420pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttps://www.youtube.com/watch?v=Nl5kRoKJaTMpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio Integradoadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecte tecnológica no ensino médio integralpt_BR
Título: dc.titleENSINO MÉDIO INTEGRADO PARA QUÊ E PARA QUEM: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES INGRESSANTES NA ESCOLHA PELO EMI DO IFC SÃO BENTO DO SULpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em educação profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineelaboraçaõ de pesquisa/ dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons