SEQUÊNCIA DIDÁTICA Ensino de práticas de neuroproteção em Neonatologia

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Maria Augusta Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorFolha, Débora Ribeiro da Silva Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorSoeiro, Ana Cristina Vidigal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T23:34:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T23:34:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática SD - Ensino de práticas de neuroproteção em Neonatologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000162-
Resumo: dc.description.abstractA presente sequência didática é resultado da dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Universidade do Estado do Pará, intitulada: “Neuroproteção em Neonatologia: Ferramentas educacionais para o ensino na Residência Multiprofissional em Saúde”. Trata-se de um produto educacional que tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento das atividades de ensino junto aos profissionais que integram o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com foco na Atenção à Saúde. Entretanto, embora o conteúdo tenha sido projetado inicialmente para atender às particularidades da Residência em Atenção à Saúde Cardiovascular, sua aplicação se estende a outros cenários de aprendizagem, nos quais a atuação dos residentes seja importante na oferta de cuidados em neuroproteção. A proposta apresenta uma sequência didática estruturada a partir de conteúdos fundamentais para a oferta de cuidados em neuroproteção, incluindo: conceitos básicos em neuroproteção; medidas neuroprotetoras de cuidados neonatais; práticas neuroprotetoras em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN); abordagem familiar no contexto da neuroproteção e atuação da equipe multidisciplinar na neuroproteção. Os tópicos foram estruturados em resposta a uma análise situacional no cenário, considerando a experiência prévia da autora como preceptora, bem como os achados da pesquisa de campo intitulada: “Conhecimentos e atitudes de residentes multiprofissionais em saúde quanto às práticas neuroprotetoras em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN)”. A pesquisa foi coordenada pela autora da dissertação e desenvolvida junto à instituição onde a mesma desenvolve suas atividades profissionais. Como desfecho esperado, pretende-se que esse produto educacional possa fortalecer o ensino da temática em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, repercutindo em melhores desfechos na qualidade do cuidado prestado pelos residentes junto aos recém-nascidos hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Além de sua importância para o ensino em saúde, é esperado que o aprimoramento e articulação entre teoria-prática fomente o debate sobre futuras diretrizes e protocolos atualizados que orientem a prática clínica dos residentes multiprofissionais, impulsionando a implementação adequada das práticas neuroprotetoras nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,61MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeuroproteçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeonatologiapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA Ensino de práticas de neuroproteção em Neonatologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PPGESApt_BR
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