Ensino e Produção Textual com a Utilização de Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica: Uma Sequência Didática para Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraimapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOgaciano dos Santos, Neves-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcos André Fernandes, Spósito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T18:52:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T18:52:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-04-
identificador: dc.identifier.otherEnsino e Produção Textual com a Utilização de Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica: Uma Sequência Didática para Professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000159-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é composto por uma Sequência Didática (SD) intitulada “Ensino e produção textual com a utilização de tecnologias digitais na Educação Profissional e Tecnológica: Uma Sequência Didática para Professores”. Ele foi concebido, aplicado e validado com base nos resultados de investigações e pesquisas apresentadas na dissertação intitulada “Letramento Digital na Produção de Texto: Uma Proposta para o Ensino e Produção de Gêneros Textuais com a Utilização de Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica”, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Sendo assim, este produto está vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Macroprojeto 1 — Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O produto tem a proposta de fornecer um arcabouço metodológico-conceitual aos professores para integrar a produção textual do gênero dissertativo-argumentativo por meio da escrita colaborativa, bem como a usabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente com a utilização do Google Docs e de chatbots, que podem ser utilizados para revisões textuais complementares. Além disso, propõe-se uma discussão aberta, dialógica e crítica sobre a usabilidade dos chatbots na educação, no trabalho e em demais ações tipicamente humanas relacionadas à produção textual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Textualpt_BR
Título: dc.titleEnsino e Produção Textual com a Utilização de Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica: Uma Sequência Didática para Professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons