Radioatividade: uma abordagem interdisciplinar a partir dos acidentes radioativos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeto Filho, Manoel Aguiar-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T16:24:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T16:24:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000153-
Resumo: dc.description.abstractO material desenvolvido procura transpor para a sala de aula debates relevantes acerca do tema, assim como dos acidentes ocorridos por conta da falta de conhecimento, do uso incorreto da radioatividade e/ou por consequência de catástrofes naturais. Além disso, no produto educacional em questão, os módulos são interativos, com links para vídeos. Estes recursos têm a função de ancorar o trabalho do professor no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que podem ser utilizados para alavancar os debates em sala de aula e/ou revisar os tópicos debatidos ao longo do trabalho nas seções; principalmente abordando fatos históricos, filosóficos e sociológicos envolvendo a temática em discussão. Tal proposta visa preencher uma lacuna existente no ensino de radioatividade no Ensino Médio, pois, segundo Cordeiro e Peduzzi (2010), a perspectiva da maioria dos trabalhos que abordam o ensino de radioatividade não trata o tema a partir de uma discussão histórica, filosófica e sociológica. Araújo e Dickman (2013) relatam que os docentes encontram dificuldades ao trabalhar radioatividade no Ensino Médio devido a lacunas presentes em sua formação acadêmica; segundo os autores, a falta de domínio do assunto acaba gerando um ensino superficial acerca desse tema. Além disso, os autores ainda apontam que os focos do trabalho mudam de acordo com a formação inicial do professor, sendo que os professores graduados em Física e Química priorizam conceitos técnicos acerca do tema, enquanto os graduados em Biologia trabalham com foco nos impactos biológicos, ambientais e nas vantagens e desvantagens da energia nuclear. A partir de tudo aqui descrito, buscou-se elaborar um material que pudesse trabalhar os acidentes radioativos, as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear e os conteúdos técnicos presentes na temática de maneira interdisciplinar e realizando reflexões para que o aluno possa se posicionar acerca do tema em questão. O ensino de radioatividade também pode – e deve – ser mais bem explorado, uma vez que o Acidente do Césio-137 foi o maior acidente radioativo radiológico e ocorreu em Goiânia – GO. O ocorrido em 1987 ocasionou medo na população Goiana e deixou várias vítimas, muitas vivas e com sequelas devido a exposição e o contato com o material radioativo. A inclusão desta temática em sala de aula traz o tema para mais perto dos alunos e gera maior interesse, uma vez que, está diretamente ligado ao seu contexto histórico. O professor apresenta um papel fundamental na formação cidadã do educando, devendo utilizar dos conteúdos para gerar pontes que possibilitem a formação de um cidadão crítico, reflexivo e ativo em relação aos acontecimentos locais, regionais e mundiais. A inserção dos acidentes radioativos e suas implicações fomentam discussões que possibilitam um maior engajamento dos alunos e consequentemente amplia a pré-disposição para o aprendizado dos novos conteúdos que serão ministrados posteriormente. Nesse sentido, valorizar acontecimentos históricos aproxima o educando do tema em estudo e cria conexões com concepções pré-existentes na sua estrutura cognitiva. Como produto educacional, foi desenvolvido um material didático baseado na TAS. Nesse percurso, os passos para constituir uma UEPS foram seguidos a fim de contemplar o estudo do conteúdo de radioatividade no Ensino Médio; para tanto foi utilizada uma abordagem a partir dos acidentes radioativos. Para a proposta, além da discussão dos fenômenos envolvendo radioatividade, buscou-se uma reflexão histórica, filosófica e sociológica acerca desse importante tema para as Ciências Naturais, em especial o componente curricular de Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent84.556KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleRadioatividade: uma abordagem interdisciplinar a partir dos acidentes radioativospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional vinculado a tese de doutorado profissionalpt_BR
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