
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Neto Filho, Manoel Aguiar | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-04T16:24:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-04T16:24:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000153 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O material desenvolvido procura transpor para a sala de aula debates relevantes acerca do tema, assim como dos acidentes ocorridos por conta da falta de conhecimento, do uso incorreto da radioatividade e/ou por consequência de catástrofes naturais. Além disso, no produto educacional em questão, os módulos são interativos, com links para vídeos. Estes recursos têm a função de ancorar o trabalho do professor no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que podem ser utilizados para alavancar os debates em sala de aula e/ou revisar os tópicos debatidos ao longo do trabalho nas seções; principalmente abordando fatos históricos, filosóficos e sociológicos envolvendo a temática em discussão. Tal proposta visa preencher uma lacuna existente no ensino de radioatividade no Ensino Médio, pois, segundo Cordeiro e Peduzzi (2010), a perspectiva da maioria dos trabalhos que abordam o ensino de radioatividade não trata o tema a partir de uma discussão histórica, filosófica e sociológica. Araújo e Dickman (2013) relatam que os docentes encontram dificuldades ao trabalhar radioatividade no Ensino Médio devido a lacunas presentes em sua formação acadêmica; segundo os autores, a falta de domínio do assunto acaba gerando um ensino superficial acerca desse tema. Além disso, os autores ainda apontam que os focos do trabalho mudam de acordo com a formação inicial do professor, sendo que os professores graduados em Física e Química priorizam conceitos técnicos acerca do tema, enquanto os graduados em Biologia trabalham com foco nos impactos biológicos, ambientais e nas vantagens e desvantagens da energia nuclear. A partir de tudo aqui descrito, buscou-se elaborar um material que pudesse trabalhar os acidentes radioativos, as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear e os conteúdos técnicos presentes na temática de maneira interdisciplinar e realizando reflexões para que o aluno possa se posicionar acerca do tema em questão. O ensino de radioatividade também pode – e deve – ser mais bem explorado, uma vez que o Acidente do Césio-137 foi o maior acidente radioativo radiológico e ocorreu em Goiânia – GO. O ocorrido em 1987 ocasionou medo na população Goiana e deixou várias vítimas, muitas vivas e com sequelas devido a exposição e o contato com o material radioativo. A inclusão desta temática em sala de aula traz o tema para mais perto dos alunos e gera maior interesse, uma vez que, está diretamente ligado ao seu contexto histórico. O professor apresenta um papel fundamental na formação cidadã do educando, devendo utilizar dos conteúdos para gerar pontes que possibilitem a formação de um cidadão crítico, reflexivo e ativo em relação aos acontecimentos locais, regionais e mundiais. A inserção dos acidentes radioativos e suas implicações fomentam discussões que possibilitam um maior engajamento dos alunos e consequentemente amplia a pré-disposição para o aprendizado dos novos conteúdos que serão ministrados posteriormente. Nesse sentido, valorizar acontecimentos históricos aproxima o educando do tema em estudo e cria conexões com concepções pré-existentes na sua estrutura cognitiva. Como produto educacional, foi desenvolvido um material didático baseado na TAS. Nesse percurso, os passos para constituir uma UEPS foram seguidos a fim de contemplar o estudo do conteúdo de radioatividade no Ensino Médio; para tanto foi utilizada uma abordagem a partir dos acidentes radioativos. Para a proposta, além da discussão dos fenômenos envolvendo radioatividade, buscou-se uma reflexão histórica, filosófica e sociológica acerca desse importante tema para as Ciências Naturais, em especial o componente curricular de Química. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 84.556KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Título: dc.title | Radioatividade: uma abordagem interdisciplinar a partir dos acidentes radioativos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional vinculado a tese de doutorado profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_ Educacional.pdf | 84.56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000153/2/Produto_ Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons