Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIANA, Mateus Henrique Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-04T13:26:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-04T13:26:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Mateus_Araujo_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000151 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um material pedagógico em formato de cartilha, com a finalidade de oferecer subsídios a professores(as) que atuam na disciplina de Projeto de Vida. Ao longo do texto, descrevo todo o percurso teórico-metodológico adotado para a construção desse recurso didático, destacando minha experiência como professor de Sociologia, as vivências compartilhadas com os estudantes e minha participação no Projeto Professor de Turma (PPDT), desenvolvido em uma escola pública do estado do Ceará, no período de 2022 a 2024. Focalizo as experiências docentes na orientação dos Projetos de Vida, a partir das quais problematizo as manifestações dos estudantes, aqui chamadas de aspirações de futuro, em que são edificadas e condicionadas socialmente. Assim, essas questões foram endossadas por estudiosos do campo da Educação e da Sociologia da Juventude, para melhor compreender esses estudantes com base na heterogeneidade, levando em conta as assimetrias socioeconômicas na construção de modos de vida e nuances sobre a condição juvenil. Para responder os objetivos deste estudo, foram utilizados os seguintes aportes metodológicos: Leituras bibliográficas, formulários online, grupos focais e análises críticas de materiais pedagógicos. Ao longo da pesquisa, pude chegar a alguns resultados (não) conclusivos, por meio dos quais é possível perceber que a maioria dos estudantes investigados vislumbram o futuro como um horizonte de inserção ao ensino superior. Os interlocutores de pesquisa descrevem suas aspirações para o futuro reforçando críticas sobre o papel da escola, bem como sobre o currículo, além de frisar o distanciamento entre as demandas da juventude e a escola. Fazendo parte de um processo que encurta as distâncias entre o professor e o aluno, o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) ainda evidencia muitas lacunas deixadas pelo Estado e torna explícitos muitos dilemas da vida estudantil. Sob a égide das perspectivas descritas por meios dos grupos focais e no formulário online, tomei a liberdade de construir um instrumental didático para ser usado de suporte por outros professores do PPDT. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se a produção de uma Cartilha Sociológica, com foco no tema “Projetos de Futuro”, como recurso didático-pedagógico para ser trabalhado no componente curricular de Projeto de Vida. Todo o conteúdo da cartilha é conduzido por discussões ancoradas na Sociologia, além da articulação de conceitos e situações do cotidiano. No ímpeto de fornecer alternativas práticas e teóricas para as aulas de Projeto de Vida, a Cartilha Sociológica apresenta importantes questões oriundas de sugestões dos próprios estudantes, tais como: desigualdades, mercado de trabalho e juventudes. Com isso, entende-se que ainda há muitos desafios para a efetivação de políticas públicas específicas para agir sobre os projetos de vida dos jovens brasileiros. Esse fato corrobora a tese de que surge na contemporaneidade a necessidade docente em aproximar a escola dos jovens, além da reformulação das metodologias de ensino. Este trabalho contribui para o debate em torno da educação pública e em como ela pode contribuir na formação de perspectivas mais otimistas, humanizadas mediante a um cenário de incertezas que perpassa a vida de muitos jovens. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28.4 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | projetos de futuro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cartilha pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PPDT | pt_BR |
Título: dc.title | JUVENTUDES E PERSPECTIVAS DE FUTURO EM DEBATE: GUIA DIDÁTICO- SOCIOLÓGICO PARA SUBSIDIAR PROFESSORES(AS) NAS AULAS DE PROJETO DE VIDA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Mateus 2025 profsócio.pdf | 29,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1000151/2/Dissertação Mateus 2025 profsócio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons