JUVENTUDES E PERSPECTIVAS DE FUTURO EM DEBATE: GUIA DIDÁTICO- SOCIOLÓGICO PARA SUBSIDIAR PROFESSORES(AS) NAS AULAS DE PROJETO DE VIDA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIANA, Mateus Henrique Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T13:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T13:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Mateus_Araujo_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000151-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a elaboração de um material pedagógico em formato de cartilha, com a finalidade de oferecer subsídios a professores(as) que atuam na disciplina de Projeto de Vida. Ao longo do texto, descrevo todo o percurso teórico-metodológico adotado para a construção desse recurso didático, destacando minha experiência como professor de Sociologia, as vivências compartilhadas com os estudantes e minha participação no Projeto Professor de Turma (PPDT), desenvolvido em uma escola pública do estado do Ceará, no período de 2022 a 2024. Focalizo as experiências docentes na orientação dos Projetos de Vida, a partir das quais problematizo as manifestações dos estudantes, aqui chamadas de aspirações de futuro, em que são edificadas e condicionadas socialmente. Assim, essas questões foram endossadas por estudiosos do campo da Educação e da Sociologia da Juventude, para melhor compreender esses estudantes com base na heterogeneidade, levando em conta as assimetrias socioeconômicas na construção de modos de vida e nuances sobre a condição juvenil. Para responder os objetivos deste estudo, foram utilizados os seguintes aportes metodológicos: Leituras bibliográficas, formulários online, grupos focais e análises críticas de materiais pedagógicos. Ao longo da pesquisa, pude chegar a alguns resultados (não) conclusivos, por meio dos quais é possível perceber que a maioria dos estudantes investigados vislumbram o futuro como um horizonte de inserção ao ensino superior. Os interlocutores de pesquisa descrevem suas aspirações para o futuro reforçando críticas sobre o papel da escola, bem como sobre o currículo, além de frisar o distanciamento entre as demandas da juventude e a escola. Fazendo parte de um processo que encurta as distâncias entre o professor e o aluno, o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) ainda evidencia muitas lacunas deixadas pelo Estado e torna explícitos muitos dilemas da vida estudantil. Sob a égide das perspectivas descritas por meios dos grupos focais e no formulário online, tomei a liberdade de construir um instrumental didático para ser usado de suporte por outros professores do PPDT. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se a produção de uma Cartilha Sociológica, com foco no tema “Projetos de Futuro”, como recurso didático-pedagógico para ser trabalhado no componente curricular de Projeto de Vida. Todo o conteúdo da cartilha é conduzido por discussões ancoradas na Sociologia, além da articulação de conceitos e situações do cotidiano. No ímpeto de fornecer alternativas práticas e teóricas para as aulas de Projeto de Vida, a Cartilha Sociológica apresenta importantes questões oriundas de sugestões dos próprios estudantes, tais como: desigualdades, mercado de trabalho e juventudes. Com isso, entende-se que ainda há muitos desafios para a efetivação de políticas públicas específicas para agir sobre os projetos de vida dos jovens brasileiros. Esse fato corrobora a tese de que surge na contemporaneidade a necessidade docente em aproximar a escola dos jovens, além da reformulação das metodologias de ensino. Este trabalho contribui para o debate em torno da educação pública e em como ela pode contribuir na formação de perspectivas mais otimistas, humanizadas mediante a um cenário de incertezas que perpassa a vida de muitos jovens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28.4pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprojetos de futuropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcartilha pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPPDTpt_BR
Título: dc.titleJUVENTUDES E PERSPECTIVAS DE FUTURO EM DEBATE: GUIA DIDÁTICO- SOCIOLÓGICO PARA SUBSIDIAR PROFESSORES(AS) NAS AULAS DE PROJETO DE VIDApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons