Caderno pedagógico: contextualização em ciências e alimentação saudável e sustentável

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZanuzzo, Viviane-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-04T16:51:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-04T16:51:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000140-
Resumo: dc.description.abstractEstimado(a) professor(a)! O Doutorado profissional é uma modalidade que, embora muito recente e que vem crescendo nos últimos anos, consiste na prática da construção e aplicação de materiais científicos com arranjos produtivos vinculados a pesquisa profissional, que por sua vez, está associado ao seu campo de atuação. Nessa perspectiva apresentamos esse Produto Educacional (PE), vinculado a tese de doutorado intitulada “Alfabetização alimentar: promovendo o conhecimento sobre alimentação saudável e sustentável no ensino de ciências da natureza”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – Doutorado Profissional da Universidade de Passo Fundo (UPF), sob orientação da professora Dra. Aline Locatelli. O PE constitui-se de um Caderno Pedagógico (CP) contendo um questionário inicial, sete oficinas de três horas cada e um questionário para reflexões finais e tem como objetivo promover a Alfabetização Alimentar (AA), integrando o ensino de Ciências na capacitação dos participantes na busca por escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis. O material está organizado na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) – Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, conforme Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Todavia, aproximando-se do proposto por Amaral (2022), onde cada oficina é estruturada em três momentos. Para tal propósito, as oficinas sugeridas nesse PE abrangem conteúdos conceituais desenvolvidos para que você, professor(a)-autor(a) das práticas escolares possa trabalhar, assuntos como: mudanças climáticas, recursos naturais, modos de produção de alimentos, pirâmide alimentar, preparo de alimentos, componentes nutricionais, processamento dos alimentos, aditivos alimentícios, produtos orgânicos, rotulagem dos alimentos, cultivo de alimentos saudáveis e sustentáveis e métodos e técnicas de conservação de alimentos, além de outros, que relacionam-se com a temática proposta. Além do mais, pelo fato que cada oficina contempla os 3MP, você professor( a) terá a liberdade de optar, por desenvolvê-las na íntegra ou selecionar alguma(s), bem como, desenvolvê-las no espaço formal de ensino, abrangendo as séries finais do ensino fundamental, podendo também utilizá-las como inspiração na organização do seu trabalho dentro da sua área de atuação no ensino médio, especificamente no campo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além do espaço não formal. Este CP é fruto da sistematização da sequência de atividades que emergiram durante a montagem do mesmo pelas pesquisadoras junto as assistidas da turma média, (idades entre 10 e 11 anos) em um espaço não formal de ensino. O PE também foi aplicado junto a uma turma de estudantes das séries finais 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede privada de ensino, evidenciando sua versatilidade de aplicação, seja no ensino formal ou não formal. Em cada uma das oficinas contempladas nesse material, os(as) estudantes são convidados a inspirar mudanças pessoais, nas suas famílias e na comunidade, na busca por uma formação mais abrangente por meio da reflexão sobre a sua postura alimentar diária com enfoque na sustentabilidade, inclusive, utilizar de práticas diárias simples numa alimentação saudável, além do mais, que seja de fácil compreensão e utilização por você professor(a), podendo sofrer adaptações conforme a realidade da turma. Nessa perspectiva, ansiamos que esse material disponibilizado de forma livre e gratuita sirva como base para planejar suas aulas juntamente com outros materiais que julgue necessário e que ele possa contribuir significativamente para a sua atuação profissional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent959KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Alimentarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleCaderno pedagógico: contextualização em ciências e alimentação saudável e sustentávelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional vinculado a tese de doutorado profissionalpt_BR
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