CURSO DE EXTENSÃO: O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES, Jéssica Fernanda Ponte-
Autor(es): dc.contributor.authorBLANCO, Marília Bazan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-02-27T14:16:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-02-27T14:16:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
identificador: dc.identifier.otherJÉSSICA FERNANDA PONTE GONÇALVES - produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742522-
Resumo: dc.description.abstractA criança, em sua fase inicial de escolaridade, necessita de estímulos para seu desenvolvimento, uma vez que é um ser em construção e necessita da interação com o meio externo para que seus sistemas psicomotores e cognitivos sejam moldados. Assim, ações que favoreçam o desenvolvimento são de grande valia para o processo de aprendizagem que o educando irá percorrer ao longo da vida. Dentre as funções cognitivas, menciona-se, aqui, as funções executivas (FE), já que essas iniciam seu desenvolvimento na infância. Segundo Cosenza e Guerra (20111), as FE correspondem a um conjunto de habilidades que auxiliam no processamento de uma nova situação, problema ou estímulo para alcançar um objetivo esperado, possibilitando a interação com diversas situações encontradas no dia a dia. Essas habilidades são indispensáveis para que os estudantes possam ter sucesso no processo acadêmico. Cosenza e Guerra (2011) destacam que as FE são primordiais para que os estudantes possam ter sucesso em todas as etapas da educação e o ambiente escolar faz com que eles tenham novas possibilidades de desenvolver essas habilidades de forma natural. A Educação Infantil, especialmente, contribui muito para esse processo. Nessa etapa, o desenvolvimento pode ser estimulado por meio de brincadeiras e de ações corriqueiras. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, essas experiências permitem que as crianças construam conhecimentos diversos e apropriem-se deles por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, propiciando a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização (BRASIL, 2018). O presente Produto Técnico Educacional foi elaborado no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio, e configura-se como um curso de capacitação, voltado a professoras da rede básica do município de Cornélio Procópio e região, com a finalidade de qualificá-las para trabalhar com as FE com alunos da Educação Infantil. Em linhas gerais, o curso abarcou os componentes das FE e sua importância para o desenvolvimento da criança ainda em idade pré-escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.392 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFunções Executivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervençõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleCURSO DE EXTENSÃO: O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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