A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO MBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Carina Deolinda da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRavasio, Marcele Teixeira Homrich-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-05T10:59:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-05T10:59:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://1drv.ms/v/s!Al-bY-2P9UEZhP1RWQe9T_O7mn8nKg-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740207-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormas alternativas. Conflitos. IFFar. Qualificação permanente.pt_BR
Título: dc.titleA QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO MBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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