CADERNO DE ATIVIDADES: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL FICHAMENTO COM SUJEITOS SURDOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWENCESLAU, ÉVERTON BERNARDES-
Autor(es): dc.contributor.authorSTORTO, LETÍCIA JOVELINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-30T17:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-30T17:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherCADERNO DE ATIVIDADES: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL FICHAMENTO COM SUJEITOS SURDOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740126-
Resumo: dc.description.abstractO material apresentado a seguir é composto de atividades para sujeitos surdos como protagonistas de sua vivência acadêmica-científica. Aqui se apresenta de maneira autoinstrucional, ou seja, faz que o próprio aluno surdo participe de sua formação. O caderno de atividades é composto pelas videoaulas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas em Língua Portuguesa, acrescido de atividades visuais que exploram o gênero textual fichamento. Desta forma a produção técnica educacional se evidencia como um suporte ao sujeito surdo durante sua graduação. Esta produão técnica educacional foi desenvolvida pelo referido pesquisador como parte das atividades vinculadas ao Mestrado Profissional em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), campus de Cornélio Procópio-Paraná, como integrante de sua dissertação com o título “Letramento acadêmico de estudantes surdos por meio do gênero textual fichamento”. A seguinte composição de atividades se faz por momentos diferentes que se utilizam dos cohecimentos prévios do sujeito surdo, como também dos materiais de apoio que se encontram elencados em sites com legendas em Língua Portuguesa e em um fichamento que norteia o conhecimento do gênero textual, trazido nos anexos da produção técnica educacional. Realizada ainda a sinalização em Língua Brasileira de Sinais – Libras as atividades e demais partes composicionais da produção técnica educacional para que 9 o sujeito surdo tenha as informações diretamente em sua primeira língua. Para facilitar o acesso aos vídeos sinalizados, foram inseridas as imagens com os respectivos QR-Codes, agregandando ao material uma praticidade para o acesso das informações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,89 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero Textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFichamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Acadêmicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcadêmico Surdopt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ATIVIDADES: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL FICHAMENTO COM SUJEITOS SURDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons