Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Bruno Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-21T23:19:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-21T23:19:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | BRUNOPEREIRAFERREIRAPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704668 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou analisar a importância da plataforma YouTube como ferramenta pedagógica a ser utilizada por professores e alunos no processo de ensino da disciplina História. Para realizar essa tarefa, elegeu-se como método, além da revisão bibliográfica, a pesquisa com a abordagem qualitativa, aplicada com o auxílio de meios digitais a um público- alvo composto de 15 professores e 108 alunos, que fazem parte da rede pública da cidade de São Jose do Rio Preto do estado de São Paulo. Foi empregado o uso de formulário do Google Forms à pesquisa, que buscou analisar o uso dessa plataforma antes e durante a pandemia COVID-19, obtendo dados necessários para interpretação de sua utilização como ferramenta no ensino. Com ajuda dos dados, podemos entender que o processo do aparecimento da COVID-19 fez aumentar o uso do YouTube, e, embora os alunos acreditem que essa ferramenta melhora o ensino, ainda preferem, em sua maioria, as aulas presenciais, evidenciando um papel importante da atuação do professor e da socialização que faz parte do ensino presencial. Propomos também mostrar a importância e empregabilidade do uso dessa ferramenta no ensino presencial, híbrido, EaD e remoto. Assim o YouTube é empregado na chamada cibercultura com o avanço das TICs, cuja cultura da cocriação se faz cada vez mais presente em que tanto jovens podem criar vídeos para canais do YouTube, como professores podem criar videoaulas. Foi também analisada a influência dos YouTubers na vida dos jovens e as formas de como os professores vêm tornando-se “Professores-YouTubers”. Por fim foi proposto como produto a possibilidade de uso de roteiro de videoaula, este produto está disponível em forma de playlist | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 29,5 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | youtube | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | vídeoaula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | professor youtuber | pt_BR |
Título: dc.title | O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PorfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfHistória dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BRUNOPEREIRAFERREIRAPROFHISTORIAUEM.pdf | dissertação ProfHistória uem | 2.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704668/2/BRUNOPEREIRAFERREIRAPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons