Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PÁDULA, Cirlene Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARRUDA, Sérgio de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-06-02T19:16:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-06-02T19:16:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cirlene Gonçalves Pádula_Esgrima na escola proposta de uma sequencia didatica para o ensino fundamental anos finais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703786 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Produção Técnica Educacional trata se de um Material Didático parte integrante da Dissertação intitulada EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS E OS PROFESSORES SOBRE A LUTA/ESGRIMA? Optamos por este Material Didático com ênfase em uma Sequência Didática ( SD), por originar de uma necessidad e encontrada durante a pesqui sa . Os dados coletados apontaram dificuldades em relação ao processo de ensino do conteúdo luta/esgrima, no contexto escolar e uma delas se refere à ausência de material didático. E ste Material Didátic o a presenta indícios de contribuição para uma prática s istematizada, reflexiva, articulada e coerente com o ambiente educacional . Está conectado com os referenciais teóricos sobre o assunto e com as propostas encontradas nos documentos norteadores da edu cação básica, para o 9º ano do Ensino F undamental. É de f ácil aplica ção e oferece ao professor elementos fundamentais para ampliação, organização e planejamento da prática pedagógica Ressaltamos que este Material Didático, ou seja, esta SD apresenta possibilidades de desenvolvimen to de atividades e intervenções , mas não é deliberativo e sequer engessa o trabalho docente as mesmas poderão ser substituídas, adaptadas, reformuladas de acordo com o contexto do professor. Ainda, demonstra condições de ser trabalhada com os demais conteúdos da Educação Física e també m de forma interdisciplinar. A organização da SD foi embasada n os documentos oficiais da Educação Básica, em específico, a Base Nacional Comum Curricular BNCC (BRASIL, 2018), o Referencial Curricular do Paraná RCP (PARANÁ, 2018) e o Currículo da Rede E stadual Paranaense CREP (PARANÁ 2019), n os conceitos de Zabala ( nos quais destacam se algumas recomendações e a relevância na organização do trabalho pedagógico nos referenciais teóricos sobre a luta/esgrima e n o apoio teórico , por meio de mensag ens eletrônicas, do esgrimista e idealizador do Instituto Touché, Fernando Augusto Dias Scavasin, destinado especificamente à esgrima Esta SD a lmeja propiciar aos docentes uma visão da possibilidade pedagógica, que não exige o domínio técnico de um exímio praticante de esgrima, e suscitar o entendimento da importância em cultivar os valores da esgrima no contexto escolar. Espera mos que os docentes de Educação Físic a conheçam o Material Didático, a SD, e realizem as atividades propostas em sala de aula com seus estudantes, adaptando as de acordo com suas condições e necessidades. Para compreensão de nossas intenções, no capítulo 1, nesta introdução, trazemos um resumo sobre os assuntos que permear am a Produção Técnica Educacional intitulada Esgrima na Escol a Proposta de uma Sequ ê ncia Didática para o Ensino Fundamental Anos Finais”. No capítulo 2 abordamos a fundamentação teórico metodológica Apresentamos a definição da Produção Técnica Educacional , as recomendações gerais dos documentos norteadores da Educ ação Básica, BNCC, RCP e CREP , a categorização das recomendações encontradas nos documentos , as orientações de Zabala (1998) e os r e ferenciais teóricos sobre a luta/esgrima. No capítulo 3, a presentamos a Produção Técni ca Educacional, ou seja, a Sequê ncia Didática adaptada de Zabala ( direcionada ao conteúdo luta/esgrima , com as etapas de aplicação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,76 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física. Documentos norteadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ísica. Documentos norteadores (BNCC; RCP e CREP) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Luta/esgrima | pt_BR |
Título: dc.title | ESGRIMA NA ESCOLA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons