ESGRIMA NA ESCOLA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPÁDULA, Cirlene Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorARRUDA, Sérgio de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-02T19:16:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-02T19:16:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-02-
identificador: dc.identifier.otherCirlene Gonçalves Pádula_Esgrima na escola proposta de uma sequencia didatica para o ensino fundamental anos finaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703786-
Resumo: dc.description.abstractEsta Produção Técnica Educacional trata se de um Material Didático parte integrante da Dissertação intitulada EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS E OS PROFESSORES SOBRE A LUTA/ESGRIMA? Optamos por este Material Didático com ênfase em uma Sequência Didática ( SD), por originar de uma necessidad e encontrada durante a pesqui sa . Os dados coletados apontaram dificuldades em relação ao processo de ensino do conteúdo luta/esgrima, no contexto escolar e uma delas se refere à ausência de material didático. E ste Material Didátic o a presenta indícios de contribuição para uma prática s istematizada, reflexiva, articulada e coerente com o ambiente educacional . Está conectado com os referenciais teóricos sobre o assunto e com as propostas encontradas nos documentos norteadores da edu cação básica, para o 9º ano do Ensino F undamental. É de f ácil aplica ção e oferece ao professor elementos fundamentais para ampliação, organização e planejamento da prática pedagógica Ressaltamos que este Material Didático, ou seja, esta SD apresenta possibilidades de desenvolvimen to de atividades e intervenções , mas não é deliberativo e sequer engessa o trabalho docente as mesmas poderão ser substituídas, adaptadas, reformuladas de acordo com o contexto do professor. Ainda, demonstra condições de ser trabalhada com os demais conteúdos da Educação Física e també m de forma interdisciplinar. A organização da SD foi embasada n os documentos oficiais da Educação Básica, em específico, a Base Nacional Comum Curricular BNCC (BRASIL, 2018), o Referencial Curricular do Paraná RCP (PARANÁ, 2018) e o Currículo da Rede E stadual Paranaense CREP (PARANÁ 2019), n os conceitos de Zabala ( nos quais destacam se algumas recomendações e a relevância na organização do trabalho pedagógico nos referenciais teóricos sobre a luta/esgrima e n o apoio teórico , por meio de mensag ens eletrônicas, do esgrimista e idealizador do Instituto Touché, Fernando Augusto Dias Scavasin, destinado especificamente à esgrima Esta SD a lmeja propiciar aos docentes uma visão da possibilidade pedagógica, que não exige o domínio técnico de um exímio praticante de esgrima, e suscitar o entendimento da importância em cultivar os valores da esgrima no contexto escolar. Espera mos que os docentes de Educação Físic a conheçam o Material Didático, a SD, e realizem as atividades propostas em sala de aula com seus estudantes, adaptando as de acordo com suas condições e necessidades. Para compreensão de nossas intenções, no capítulo 1, nesta introdução, trazemos um resumo sobre os assuntos que permear am a Produção Técnica Educacional intitulada Esgrima na Escol a Proposta de uma Sequ ê ncia Didática para o Ensino Fundamental Anos Finais”. No capítulo 2 abordamos a fundamentação teórico metodológica Apresentamos a definição da Produção Técnica Educacional , as recomendações gerais dos documentos norteadores da Educ ação Básica, BNCC, RCP e CREP , a categorização das recomendações encontradas nos documentos , as orientações de Zabala (1998) e os r e ferenciais teóricos sobre a luta/esgrima. No capítulo 3, a presentamos a Produção Técni ca Educacional, ou seja, a Sequê ncia Didática adaptada de Zabala ( direcionada ao conteúdo luta/esgrima , com as etapas de aplicação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,76 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física. Documentos norteadorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectísica. Documentos norteadores (BNCC; RCP e CREP)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLuta/esgrimapt_BR
Título: dc.titleESGRIMA NA ESCOLA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons