(In) disciplina na perspectiva da formação humana integral: um guia para o (a) professor (a).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Hélis Regina de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Paula Francineti de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T22:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T22:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - In - disciplina na perspectiva da formação humana integral - um guia para o -a- professor -a-[2021]-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703083-
Resumo: dc.description.abstractEste guia foi elaborado a partir da pesquisa intitulada “Disciplina, Indisciplina e Formação Humana Integral: um estudo sobre os discentes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Curso de Eletroeletrônica do IFMA - Campus Timon”, a qual está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT- do IFMA – Campus Monte Castelo. O referido programa oferta curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em rede nacional, pertencente à área de Ensino. Nesse sentido, o guia direciona-se aos professores e às professoras do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFMA-Campus Timon, contudo é possível que tenha utilidade em outros contextos educacionais, desde que sejam observadas as peculiaridades destes. Seu objetivo é contribuir para a formação continuada dos docentes no tocante à questão disciplinar, tendo como horizonte a Formação Humana Integral (FHI) dos/das discentes, o que implica considerar a indissociabilidade entre teoria e prática, conhecimento geral e específico, educação e trabalho, razão pela qual não se configura como produto educacional estritamente prático, mas essencialmente teórico-prático. Com isso, busca-se apresentar algumas reflexões e possibilidades de constituição da disciplina e condução da indisciplina em sala de aula, sem a pretensão de oferecer receitas ou fórmulas “adequadas” a toda e qualquer situação do cotidiano pedagógico, porém com a intenção de colaborar com a viabilização crítica do conhecimento sistematizado pela escola. Assim, espera-se que por meio deste material e considerando as particularidades de cada componente curricular, bem como as relações que este estabelece com os demais componentes e com a totalidade social da qual faz parte, os educadores e as educadoras encontrem caminhos para a realização de uma atividade pedagógica humanizadora e emancipadora.-
Tamanho: dc.format.extent17,0 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Discente-
Palavras-chave: dc.subjectIndisciplina Escolar-
Título: dc.title(In) disciplina na perspectiva da formação humana integral: um guia para o (a) professor (a).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMemórias em EPT-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons