Cartilha: Cultura de Paz - Instituto Federal Catarinense - O que são e como lidar com conflitos no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlysson Christiano Primor-
Autor(es): dc.contributor.authorLeandro Marcos Salgado Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-09T21:53:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-09T21:53:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
identificador: dc.identifier.otherCartilha - Cultura de Pazpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701833-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Blumenau. Trata-se de um estudo de caso realizado no IFC, campus Araquari, com participação de alunos, professores e membros da equipe educacional deste campus, além de membros da reitoria do IFC e da equipe de apoio educacional do campus São Francisco do Sul. De caráter qualitativo, a pesquisa visa conhecer os documentos e práticas de gestão de conflitos escolares utilizadas no Instituto Federal Catarinense, bem como a percepção sobre estes documentos e práticas por parte de estudantes, professores e membros da equipe de apoio educacional desta instituição, a fim de se elaborar material educativo que ofereça aos estudantes da educação profissional e tecnológica informações conceituais e práticas que permitam a estes conhecerem conceitos que os instrumentalizem a lidar com conflitos no ambiente escolar, contribuindo para o êxito em seus estudos. Foram utilizados como base principal para análise dois documentos orientadores, disponíveis no sítio eletrônico do Conselho Superior (Consuper) do IFC: o Regulamento da Conduta Discente do Instituto Federal Catarinense (RCD) e a Política de Inclusão e Diversidade do Instituto Federal Catarinense (PID). Por meio de questionários digitais respondidos pelos participantes, concluiu-se que há coerência entre o que pregam os documentos e as práticas de prevenção e acompanhamento de casos de conflito e indisciplina no âmbito da instituição e que, no geral, os participantes estão contentes com os processos de gestão e resolução de conflitos da instituição, o que contribui para se promova a cultura de paz em seus espaços.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura de Paz; Educação Profissional e Tecnológica; Regulamento de Conduta Discente; Gestão de Conflitos; Instituto Federal Catarinensept_BR
Título: dc.titleCartilha: Cultura de Paz - Instituto Federal Catarinense - O que são e como lidar com conflitos no ambiente escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médio integrado ao Técnicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCultura de Pazpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons