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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alysson Christiano Primor | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leandro Marcos Salgado Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-09T21:53:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-09T21:53:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha - Cultura de Paz | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701833 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Blumenau. Trata-se de um estudo de caso realizado no IFC, campus Araquari, com participação de alunos, professores e membros da equipe educacional deste campus, além de membros da reitoria do IFC e da equipe de apoio educacional do campus São Francisco do Sul. De caráter qualitativo, a pesquisa visa conhecer os documentos e práticas de gestão de conflitos escolares utilizadas no Instituto Federal Catarinense, bem como a percepção sobre estes documentos e práticas por parte de estudantes, professores e membros da equipe de apoio educacional desta instituição, a fim de se elaborar material educativo que ofereça aos estudantes da educação profissional e tecnológica informações conceituais e práticas que permitam a estes conhecerem conceitos que os instrumentalizem a lidar com conflitos no ambiente escolar, contribuindo para o êxito em seus estudos. Foram utilizados como base principal para análise dois documentos orientadores, disponíveis no sítio eletrônico do Conselho Superior (Consuper) do IFC: o Regulamento da Conduta Discente do Instituto Federal Catarinense (RCD) e a Política de Inclusão e Diversidade do Instituto Federal Catarinense (PID). Por meio de questionários digitais respondidos pelos participantes, concluiu-se que há coerência entre o que pregam os documentos e as práticas de prevenção e acompanhamento de casos de conflito e indisciplina no âmbito da instituição e que, no geral, os participantes estão contentes com os processos de gestão e resolução de conflitos da instituição, o que contribui para se promova a cultura de paz em seus espaços. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de Paz; Educação Profissional e Tecnológica; Regulamento de Conduta Discente; Gestão de Conflitos; Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha: Cultura de Paz - Instituto Federal Catarinense - O que são e como lidar com conflitos no ambiente escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio integrado ao Técnico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Cultura de Paz | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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Cartilha-Cultura de Paz - IFC - Final.pdf | 19,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701833/2/Cartilha-Cultura de Paz - IFC - Final.pdfDownload |
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