MANUAL DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBERNARDINO, Silvia Andréa do Prado-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO NETO, João-
Autor(es): dc.contributor.authorBLANCO, Marília Bazan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-08T17:30:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-08T17:30:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-08-
identificador: dc.identifier.otherSilvia Andréa do Prado Bernardino_MANUAL DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701124-
Resumo: dc.description.abstractEste manual foi elaborado com o objetivo de auxiliar os docentes no desenvolvimento do processo cognitivo da criança com TEA. Desta forma contempla atividades com ênfase na cognição numérica e nas habilidades matemáticas, tais como: senso numérico, numeração, contagem, aritmética simples. Estas constituem o pressuposto para a realizaçã de tarefas mais complexas. Todo conteúdo precisa ser adaptado às necessidades individuais dos alunos, de forma a sempre propiciar a inclusão. É preciso que os alunos, independentemente de terem algum tipo de necessidade educacional especial, sejam estimulados a aprender e, para isso, os professores devem proporcionar novas metodologias articuladas a uma diversidade significativa de recursos didáticos. Fiorentini e Miorim (1990) ressaltam que o uso do material concreto, seja de materiais manipuláveis, seja de situações que estejam próximas aos alunos – como fenômenos naturais ou acontecimentos cotidianos – são opções para o ensino, para que este seja mais inclusivo. É de conhecimento geral que muitas crianças possuem dificuldades na matemática. Lara (2004) afirma que a Matemática é a disciplina mais difícil do currículo escolar, considerada abstrata e temida pelos alunos. Assim, ensinar matemática constitui-se em verdadeiro desafio, em especial para os alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) pois, Silva (2014) defende que a criança autista necessita de atividades lúdicas e concretas, de forma a incitar o raciocínio lógico de maneira mais efetiva. Frente a isso, desenvolveu-se um Manual de Atividades Matemáticas para crianças com Transtorno do Espectro Autista de grau leve a moderado, que não tenham comprometimento intelectual acentuado e que estejam no processo de desenvolvimento da aquisição das habilidades de contagem numérica, visando à facilitação do desenvolvimento da cognição numérica e a aprendizagem dessa disciplina. O trabalho, por conta da Pandemia, não teve aplicação concreta em sala de aula com crianças, e foi feito um trabalho baseando-se nos estudos e na trajetória vivenciada como educadora, além disso, foi possível aplicar com os professores da instituição, no qual eles manusearam os materiais e aplicaram com seus filhos e crianças próximas. Entretanto, mesmo que não tenha a aplicação efetiva em sala de aula, sabe-se que esse trabalho tem ampla relevância para todos os anos escolares, visto que auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças que possuem o transtorno do espectro autista, corroborando para a sua concentração e evolução como indíviduo, podendo ser aplicado, futuramente, por vários profissionais da área educacional, com o intuito de auxiliar na preparação cognitiva dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManual de Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCognição Numéricapt_BR
Título: dc.titleMANUAL DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons