Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BERNARDINO, Silvia Andréa do Prado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO NETO, João | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BLANCO, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T17:30:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T17:30:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Silvia Andréa do Prado Bernardino_MANUAL DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701124 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual foi elaborado com o objetivo de auxiliar os docentes no desenvolvimento do processo cognitivo da criança com TEA. Desta forma contempla atividades com ênfase na cognição numérica e nas habilidades matemáticas, tais como: senso numérico, numeração, contagem, aritmética simples. Estas constituem o pressuposto para a realizaçã de tarefas mais complexas. Todo conteúdo precisa ser adaptado às necessidades individuais dos alunos, de forma a sempre propiciar a inclusão. É preciso que os alunos, independentemente de terem algum tipo de necessidade educacional especial, sejam estimulados a aprender e, para isso, os professores devem proporcionar novas metodologias articuladas a uma diversidade significativa de recursos didáticos. Fiorentini e Miorim (1990) ressaltam que o uso do material concreto, seja de materiais manipuláveis, seja de situações que estejam próximas aos alunos – como fenômenos naturais ou acontecimentos cotidianos – são opções para o ensino, para que este seja mais inclusivo. É de conhecimento geral que muitas crianças possuem dificuldades na matemática. Lara (2004) afirma que a Matemática é a disciplina mais difícil do currículo escolar, considerada abstrata e temida pelos alunos. Assim, ensinar matemática constitui-se em verdadeiro desafio, em especial para os alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) pois, Silva (2014) defende que a criança autista necessita de atividades lúdicas e concretas, de forma a incitar o raciocínio lógico de maneira mais efetiva. Frente a isso, desenvolveu-se um Manual de Atividades Matemáticas para crianças com Transtorno do Espectro Autista de grau leve a moderado, que não tenham comprometimento intelectual acentuado e que estejam no processo de desenvolvimento da aquisição das habilidades de contagem numérica, visando à facilitação do desenvolvimento da cognição numérica e a aprendizagem dessa disciplina. O trabalho, por conta da Pandemia, não teve aplicação concreta em sala de aula com crianças, e foi feito um trabalho baseando-se nos estudos e na trajetória vivenciada como educadora, além disso, foi possível aplicar com os professores da instituição, no qual eles manusearam os materiais e aplicaram com seus filhos e crianças próximas. Entretanto, mesmo que não tenha a aplicação efetiva em sala de aula, sabe-se que esse trabalho tem ampla relevância para todos os anos escolares, visto que auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças que possuem o transtorno do espectro autista, corroborando para a sua concentração e evolução como indíviduo, podendo ser aplicado, futuramente, por vários profissionais da área educacional, com o intuito de auxiliar na preparação cognitiva dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manual de Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição Numérica | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons