Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CONCEIÇÃO NETO, Breno da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCCAS, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-08T14:22:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-08T14:22:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Breno da Conceição Neto_AVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO DE GEOGRAFIA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701117 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao se tratar de avaliação, é valido compreender que este processo é indissociável dos processos de ensino e de aprendizagem,valendo-se da ideia de que tal ação destina-se à aquisição de conhecimentos e orientação para acançá-los, e não meramente para atribuição de notas ou cumprimentos de regras burocráticas no âmbito escolar. Deste modo, compreende-se a avaliação como um elemento destinado a analisar o desenvolvimento da aprendizem do educando, visando à mediação e à regulação da sua aprendizem para que este consiga alcançar o objetivo do conteúdo. Do mesmo modo, a avaliação auxilia o professor no que tange à sua prática, orientando-o a refletir, pesquisar e melhorar sua prática pedagógica. Para que haja essa ação de reflexão, é importante discurtir a temática avaliativa, analisando seus impasses na sala de aula, a fim de se pensar em novas maneiras de avaliar no âmbito da avaliação formativa. Diante disso, nota-se a carência de estudos a respeito do tema em discussão na área da Geografia; portanto, este curso foi organizado a partir da compreensão das contribuições da Avaliação em Fases no ato educativo, tanto no que tange à prática docente como também no processo de aprendizagem dos alunos, considerando que esta avaliação possui caráter formativo. Neste contexto, o Produto Educacional apresenta como objetivo ofertar um curso de formação continuadapara professores de Geografia da Educação Básica, para apresentar novas concepções sobre avaliação escolar, como também propor a avaliação em fases como um recurso avalitivo para suas aulas, com intuitode cooperar com a prática didática do professor. O curso foi planejado para ocorrer em cinco encontros,com duração de 3 horas cadae com parte da carga horária sendo cumprida de modo presencial e parte à distância, correspondente a leituras, totalizando 40 horas. Também foi prevista a oferta de 15 vagas. No entanto, em função do momento pandêmico por conta da COVID-19, não houve aplicação, mas ocorreu a implementação de forma indireta a partir da análise de um questionário respondido por sete professores de Geografia. Cabe ressaltar que todos receberam o Termo de Conscentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ( Apêndice A). As inscrições seriam realizadas via o Google Forms pelo link: https://forms.gle/snAdUTWvHHMQ7SSt7 (Apêndice - B). E posteriormente seria solicitado aos inscritos o acesso ao link https://forms.gle/ffNtbe7JTA2LKCGM6 para responder algumas questões (Apêndice - C). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 881 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO EM FASES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons