PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CRIAÇÃO DA LEI 11.645/08

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ROZELY DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T02:37:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T02:37:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
identificador: dc.identifier.otherROZELYDOSSANTOSSOUZAprofhistoriauempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701017-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho problematiza e defende a importância de conhecer, reconhecer e ensinar conteúdos específicos de história e culturas dos povos indígenas, especialmente do Paraná, visando promover a valorização e o reconhecimento da importância histórica desses povos como sujeitos vivos e atuantes politicamente na construção da história do país e do Estado do Paraná. Objetivamos verificar as mudanças e permanências ocorridas nos livros didáticos de três coletâneas para os anos finais do ensino fundamental - Viver a História (VICENTINO, 2002); Projeto Mosaico (VICENTINO; VICENTINO, 2015); e Teláris História (VICENTINO; VICENTINO, 2018) - a partir da promulgação da Lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino de história e culturas indígenas na escola de educação básica. Realizamos pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo dos livros didáticos de 8os e 9os anos das referidas coletâneas, escolhidas por terem sido adotadas no Colégio Estadual Odete Borges, Pitangueiras, Paraná, desde o PNLD de 2017. Como resultados, evidenciamos o avanço das discussões sobre a presença da temática indígena nos livros, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo. Como produto do PROFHISTÓRIA, organizamos e apresentamos um caderno contendo documentos (escritos, iconográficos, audiovisuais) e sugestões de encaminhamentos metodológicos que propiciem acesso, conhecimento e reconhecimento da presença e atuação social e política dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira, demonstrando o protagonismo desses povos, suas historicidades e importância na construção da história do Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.882 hbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPovos indigenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 11645/08pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade étnicapt_BR
Título: dc.titlePERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CRIAÇÃO DA LEI 11.645/08pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfHistória DISSERTAÇÃOpt_BR
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