Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRÊA, Samandra de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Eliana Merlin Deganutti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-15T14:45:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-15T14:45:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Samandra de Andrade Corrêa_SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO PRÁTICAS DE ESCRITA CIDADÃ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700141 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro Professor, Este caderno pedagógico é resultado da pesquisa "Carta de Reclamação como objeto de ensino de Língua Portuguesa: práticas de escrita cidadã" desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Nosso objetivo com esse caderno pedagógico é disponibilizar uma sequência didática do Gênero carta de reclamação para o 9 ano do Ensino fundamental, podendo ser adaptada para outros níveis de ensino. Este material é composto por duas partes principais: o Caderno do Professor e o Caderno do Aluno. Para auxiliá-lo no desenvolvimento da sequência didática apresentamos algumas considerações iniciais a respeito da metodologia das sequências didáticas de gêneros. Em seguida trazemos uma síntese do processo de modelização didática da carta de reclamação feita pela nossa pesquisa. Finalmente, a segunda parte desse caderno pedagógico compõe as instruções para que possa desenvolver a sequência didática da carta de reclamação como também as respectivas atividades para os alunos. Esperamos que esse material possa contribuir com a prática da escrita em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,75MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo Sociodiscursivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia das Sequências Didáticas de Gêneros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Carta de Reclamação | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO: PRÁTICAS DE ESCRITA CIDADÃ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons