PLURALIDADE RELIGIOSA NO BRASIL: CADERNO DO PROFESSOR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARRAPEIRO, ANA PAULA FANTINELI-
Autor(es): dc.contributor.authorSTORTO, LETÍCIA JOVELINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-11T12:47:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-11T12:47:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-11-
identificador: dc.identifier.otherAna Paula Fantineli Carrapeiro_PLURALIDADE RELIGIOSA NO BRASIL CADERNO DO PROFESSORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699978-
Resumo: dc.description.abstractPonderar sobre o processo de aprendizagem é comum na rotina dos professores brasileiros e essas reflexões proporcionam uma melhora nas práticas de ensino. Para desenvolver A pesquisa, apoiamo-nos nas ideias de Tardif (2012) e Nóvoa (2009), os quais afirmam que os professores devem participar das produções de materiais didáticos, uma vez que eles conhecem a realidade local com muito mais intensidade do que qualquer outra pessoa. Tardif (2012) destaca, ainda, a importância de o professor desenvolver recursos didáticos dentro do ambiente que leciona, argumentando que o docente deve ser pesquisador e produtor das produções didáticas. Assim, os mestrados profissionais em educação e ensino vão ao encontro desse pensamento, pois propõem a Produção Técnica Tecnológica pelos mestrandos, que estão inseridos no ambiente escolar, oferecendo a produção do conhecimento, da prática, da realidade e a imersão no mundo da pesquisa. A presente Produção Técnica Tecnológica (doravante PTT), construído no interior do Programa de Pós- Graduação em Ensino (PPGEN), Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, resultante dos estudos e pesquisas que foram desenvolvidas ao longo de um ano, constituindo-se em um Caderno do Professor, que contribui como instrumento mediador do processo de aprendizagem do componente curricular do Ensino Religioso (doravante ER). Vale ressaltar que o objetivo central deste Caderno do Professor é o “Ensino Religioso”, sendo este, parte integrante de um trabalho maior que é a Dissertação. O objetivo do Caderno do Professor é a aprendizagem de conteúdos referentes ao componente curricular do ER. Deste modo, o presente PTT apresenta 9 seu foco no aprendizado dos conceitos da disciplina de ER, desvinculando-se de qualquer outro objetivo de uso. A justificativa do desenvolvimento deste estudo respalda-se no fato de que há poucas pesquisas para apoiar o professor no processo de aprendizagem desse componente curricular (STORTO; CARRAPEIRO, 2019). A pesquisa foi desenvolvida com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, e o motivo da escolha dessa escola e turma se deu pelo fato de a pesquisadora ser lotada neste estabelecimento de ensino e ser professora efetiva da turma1. A pesquisa foi estruturada por um sólido aporte teórico, que se encontra presente na Dissertação, o qual fundamentou todo o entendimento sobre a presença e a importância do ER no Brasil, destacando-se: Junqueira (2007; 2008); Mota (2015); Romanelli (2013); Corrêa e Holanda (2007); Azevedo (1976); Saviani (2008); Alves e Gil (2005) entre outros. A pesquisa possui documentos e aportes legais, como a CF; BNCC, RCP e outros documentos oficiais como leis, resoluções, instruções normativas, todos dispostos na Dissertação. O Caderno do Professor está respaldado em documentos normativos, como o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que apresenta direitos, orientações e conteúdos essenciais a serem trabalhados. Dessa forma, “[...] os conteúdos sugeridos expressam os conhecimentos para atingir os objetivos de aprendizagens indicados no Referencial.” (PARANÁ, 2018, p. 2). O Caderno do Professor está estruturado em quatro Unidades de Aprendizagem. As atividades se iniciam com a primeira aula, na qual foi apresentada a proposta de pesquisa; foram assinados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)2 e assentimentos; também foi implementada uma avaliação diagnóstica para obter os conhecimentos que os alunos possuíam sobre o ER. Vale ressaltar que, o Caderno do Professor se fundamenta em pesquisas realizadas pela autora sobre a temática, todas dispostas na Dissertação e em sua experiência profissional. A primeira Unidade tem como tema “Pluralidade Étnica e Cultural” e objetiva abordar a heterogeneidade cultural do povo brasileiro, bem como o respeito a diferentes culturas. Os objetivos de aprendizagem propõem instruir os alunos a identificar e a respeitar a pluralidade cultural e étnica do povo brasileiro. A segunda Unidade tem como tema “A Diversidade Religiosa Brasileira” ela visa desenvolver atitudes de respeito e tolerância frente à religiosidade brasileira. Os objetivos de aprendizagem propõem instruir os alunos a conhecer as organizações religiosas indígenas e afrodescendentes; compreender como se estruturam as tradições religiosas no Brasil (matriz indígena e africana); reconhecer a diversidade religiosa presente no Brasil e conhecer as diversas organizações religiosas, buscando desenvolver atitudes de respeito. A terceira Unidade aborda as “Linguagens Sagradas” ela tem como objetivos de aprendizagem: identificar textos orais e escritos em diferentes organizações religiosas; perceber a diversidade das linguagens sagradas e a importância que cada religião emprega em seus textos sagrados. A quarta Unidade tem como tema “Mitos de Origem”, os objetivos de aprendizagem desta unidade são conhecer a função e a importância dos mitos e textos sagrados orais e escritos; identificar mitos de criação em textos sagrados orais e escritos nas culturas indígenas e afrodescendentes e perceber a diversidade de linguagens sagradas e as diversas formas de explicar alguns fenômenos. As Unidades são compostas de orientações aos professores de como proceder com as atividades e quais objetivos a atividade se propõe a alcançar. Além disso, elas também se compõem de atividades de fixação e reflexão, critérios e instrumentos de avaliação para a aferição da aprendizagem e autoavaliação. Cada Unidade utilizou em média de quatro a cinco aulas com duração de 50 minutos. O Caderno do Professor objetiva, além do ensino do componente curricular da disciplina ER, também desenvolver nos estudantes a prática de leitura, análise, discussão do assunto, visando desenvolver nos discentes a leitura crítica dos temas abordados, subsidiado por princípios éticos e científicos. As atividades foram confeccionadas partindo da observação da autora a respeito daquilo que, de fato, era mais atrativo aos alunos, na faixa etária de 11 a 13 anos. Todas as atividades apresentam momentos de correção e avaliação que, segundo Hoffmann (1996), devem ocorrer durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Ainda, segundo a autora, são elas que oferecem suporte ao professor para perceber as dificuldades dos alunos e ajudam na avaliação de seu trabalho, bem como, na reformulação de uma nova proposta, caso a utilizada não esteja apresentando efetividade. As atividades propostas se compõem de: vídeos, pesquisas, imagens, atividades de colagens, recorte, criação de texto, compreensão de textos, atividades de reflexão e atenção. Vale ressaltar que todos os recursos citados acima são instrumentos mediadores, para que o aprendizado do componente curricular do ER se efetive. O Caderno do Professor propõe que, ao final de cada Unidade, sejam realizadas atividades com devolutivas, coletivas e individuais, visando apontar as dúvidas e curiosidades que podem surgir durante a aula. Este Caderno do Professor foi destinado a uma turma do sétimo ano do curso do Ensino Fundamental de uma escola pública no Estado do Paraná, não havendo impedimento de ser utilizado em outros cursos ou anos e, nesse caso, as atividades podem ser adaptadas de acordo com o interesse do professor, considerando o contexto e o público-alvo. O Caderno do Professor foi organizado com base em documentos normativos como a BNCC (BRASIL, 2018) e o RCP (BRASIL, 2018). As Unidades de aprendizagem propostas no Caderno do Professor apresentam: tema, objetivo, conteúdos, materiais, tempo, detalhamento das tarefas e avaliação. Diante do exposto, o Caderno do Professor configura-se em atividades organizadas de forma sequencial, visando um aprofundamento da temática sobre a pluralidade religiosa no Brasil. O PTT foi organizado para ser implementado de forma presencial, entretanto por conta da pandemia causada pelo SARS-COV-2, agente etiológico da covid-19, no ano de 20203, foram implementadas medidas de enfrentamento que suspenderam as aulas presenciais em 20 de março de 2020, pelo Decreto 42304. As aulas retornaram no dia 06 de abril de 2020 de forma remota. A partir dessa data, a implementação do PTT teve que ser adaptada para a educação remota, via sala virtual Google Sala de Aula. Devido à mudança para o ensino remoto, foram necessárias algumas adaptações, com a finalidade de inserir o Caderno na nova proposta de ensino virtual. A principal adaptação foi em relação aos exercícios, que devido à falta de conhecimento tecnológico e ferramentas tecnológicas eficientes, por parte dos alunos, só foi possível implementá-los por meio de formulários com questões abertas e fechadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,30MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Religiosapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade Religiosapt_BR
Título: dc.titlePLURALIDADE RELIGIOSA NO BRASIL: CADERNO DO PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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