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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Layane Mota de Souza de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-12T14:15:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-12T14:15:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Layane Mota de Souza de Jesus - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598130 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A depressão é um grave problema de saúde pública, acarretando alterações em todas as dimensões do indivíduo, e com incidência crescente na fase juvenil. Além disso, é marcada por mudanças e transformações físicas e emocionais intensas, próprias dos adolescentes que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, evolui de forma grave e perniciosa. A escola, onde os adolescentes passam a maior parte do seu dia, talvez seja o lugar mais indicado para essa averiguação, pois é onde se solidificam as relações pessoais, afetivas e sociais. Com uma cultura humana e sistematizada, os professores em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem da possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa, professores da rede pública e básica de ensino, que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Conforme recomendações da resolução 466/2012, o presente estudo foi submetido ao comitê de ética da Plataforma Brasil, sendo aprovado com número de parecer: 2.121.648. Identificamos que apesar na limitação teórica acerca do tema, os professores sabem reconhecer a sintomatologia sugestiva de depressão no ambiente escolar, todavia, se perdem pela maneira que conduzem tais situações. Os alunos, manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim, a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 938kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | depressão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | adolescência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | docência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | contemporaneidade | pt_BR |
Título: dc.title | DEPRESSÃO JUVENIL ATRAVÉS DO OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Layane Mota de Souza de Jesus - Dissertação.pdf | 938,17 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598130/2/Layane Mota de Souza de Jesus - Dissertação.pdfDownload |
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