DEPRESSÃO JUVENIL ATRAVÉS DO OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLayane Mota de Souza de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-12T14:15:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-12T14:15:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherLayane Mota de Souza de Jesus - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598130-
Resumo: dc.description.abstractA depressão é um grave problema de saúde pública, acarretando alterações em todas as dimensões do indivíduo, e com incidência crescente na fase juvenil. Além disso, é marcada por mudanças e transformações físicas e emocionais intensas, próprias dos adolescentes que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, evolui de forma grave e perniciosa. A escola, onde os adolescentes passam a maior parte do seu dia, talvez seja o lugar mais indicado para essa averiguação, pois é onde se solidificam as relações pessoais, afetivas e sociais. Com uma cultura humana e sistematizada, os professores em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem da possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa, professores da rede pública e básica de ensino, que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Conforme recomendações da resolução 466/2012, o presente estudo foi submetido ao comitê de ética da Plataforma Brasil, sendo aprovado com número de parecer: 2.121.648. Identificamos que apesar na limitação teórica acerca do tema, os professores sabem reconhecer a sintomatologia sugestiva de depressão no ambiente escolar, todavia, se perdem pela maneira que conduzem tais situações. Os alunos, manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim, a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent938kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdepressãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectadolescênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcontemporaneidadept_BR
Título: dc.titleDEPRESSÃO JUVENIL ATRAVÉS DO OLHAR DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM CIÊNCIAS E SAÚDEpt_BR
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