História das mulheres e relações de gênero como possibilidades críticas ao ensino de história : repensando as mulheres no Brasil colonial

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMazarão, Karine de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-16T14:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-16T14:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
identificador: dc.identifier.otherKARINEDEFATIMAMAZARAOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597277-
Resumo: dc.description.abstractPensar a organização do currículo escolar não é um tema novo, diferentes críticas ao modelo tradicional curricular têm sido feitas ao longo dos anos apontando as inúmeras possibilidades de uma nova formatação. Ao longo do trabalho estabelecemos um diálogo entre a História das Mulheres e as Relações de Gênero no Ensino de História, a partir do viés do Pensamento Decolonial, levando em consideração a Pedagogia Decolonial, a interculturalidade e a colonialidade de gênero como possibilidades de abordagem curricular que incluem as mulheres (no plural, negras, brancas e indígenas) no ensino de História a partir da temática de Brasil Colônia. A análise partiu das dificuldades em torno das relações de gênero representadas em livros didáticos, levando em conta o silenciamento e a invisibilidade das mulheres. O objetivo desse trabalho é fomentar o diálogo a partir das relações de gênero, representatividade ou a falta de representatividade das mulheres na temática de Brasil Colonial e o conceito de sociedade e organização patriarcal transmitida neste assunto. A partir da referência teórica oferecemos um produto final, em forma de proposta pedagógica, materializado em um caderno temático que aponta possibilidades de abordagens no Ensino de História diferente daquelas cristalizadas nos livros didáticos. Como base da discussão utilizamos os conceitos de História e as Relações de Gênero, pautada principalmente na abordagem de Joan Scott, História das Mulheres, Pedagogia Decolonial de Catherine Walsh e Colonialidade do gênero de María Lugones.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.215pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColonialidadept_BR
Título: dc.titleHistória das mulheres e relações de gênero como possibilidades críticas ao ensino de história : repensando as mulheres no Brasil colonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePorfhistoriapt_BR
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