EXPERIÊNCIAS NARRADAS: relações entre ser jovem estudante e as experiências com a disciplina sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Raphaella Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T17:33:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T17:33:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584549-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho objetivou investigar, a partir das experiências narradas, os significados sobre ser jovem, ser estudante e as relações entre esses significados e as experiências com a disciplina Sociologia. Tendo como problemas desta pesquisa: Quais significados sobre ser jovem são construídos pelos estudantes de Ensino Médio? Como os significados sobre ser jovem dialogam com a vivência como estudante? E ainda, como a disciplina Sociologia se relaciona com as experiências narradas sobre ser jovem e ser estudante? Trata-se de uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001) e o percurso metodológico foi traçado a partir dos pressupostos da Investigação Narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 1995), tendo como principal instrumento a Entrevista Narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER,2002). O conteúdo das entrevistas foi analisado a partir da Análise Compreensiva (BERTAUX, 2010). Ao abordar os significados que os colaboradores atribuíram ao ser jovem predominaram: a transição para a vida adulta; juventude como uma etapa privilegiada de aprendizagem e aquisição de responsabilidades ligadas ao exercício da sexualidade e a vida reprodutiva, ao trabalho e ao ser estudante. Nesse contexto, os significados que os jovens atribuem à disciplina Sociologia aparecem estritamente relacionados aos significados construídos sobre ser um jovem estudante de Ensino Médio, sobretudo a partir das demandas que os jovens colaboradores dessa pesquisa trouxeram de que a estruturação da disciplina possa se comunicar com as questões vivenciadas por eles, que perpassem suas experiências juvenis.-
Tamanho: dc.format.extent863 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Título: dc.titleEXPERIÊNCIAS NARRADAS: relações entre ser jovem estudante e as experiências com a disciplina sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons