A HISTÓRIA LOCAL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS MEMÓRIAS DAS MULHERES DA COLÔNIA RIO BRANCO - MT (1960-1970)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grosso - Unemat-
Autor(es): dc.contributor.authorNETA NUNES, FRANCISCA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-22T23:24:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-22T23:24:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582528-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho promove uma discussão sobre a inserção da história local como metodologia no ensino de História da Educação Básica, a partir da memória de mulheres que participaram do processo de colonização da Colônia Rio Branco-MT, nos anos de 1960 e 1970. No âmbito desta pesquisa, a história local foi selecionada como recorte metodológico para refletir sobre os espaços de experiências, de memórias, e, sobretudo, para evidenciar a participação das mulheres na construção social: seus papéis, suas funções, suas tarefas diárias e seus espaços de atuação dentro da ocupação territorial da Colônia Rio Branco-MT. Partindo dessas escolhas, a articulação entre memórias de mulheres e a história local foram construídas buscando demostrar como a vida privada está imbricada na permanência e conservação de práticas culturais dos antepassados, ao mesmo tempo em que a produção social da existência é permeada por práticas e táticas de sobrevivência na vida pública. Para tanto, foram coletados nos arquivos da Prefeitura Municipal de Salto do Céu-MT, no acervo do NUDHEO/UNEMAT/CÁCERES-MT e nos arquivos pessoais dos moradores do mencionado município, as fontes documentais que pudessem dialogar com a oralidade, tendo como recorte teórico-metodológico o contraponto entre a narrativa memorialista considerada oficial pelo poder público e as memórias das mulheres, identificando suas experiências de vida nos diferentes momentos do processo de migração e colonização da Colônia Rio Branco. Foi utilizada a metodologia da história oral, visando analisar os dados e informações obtidas para o desenvolvimento desta dissertação de Mestrado. Com os resultados da pesquisa foi possível perceber a história local como um lugar de construção social, como espaço cotidiano onde se estabelece diferentes relações sociais entre pessoas comuns que vivem experiências individuais e coletivas e compartilham memórias sobre o conjunto destas experiências. Atendendo a um dos requisitos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA –, foi elaborado uma proposta metodológica de Estudo do Meio, com a finalidade de subsidiar práticas docentes no Ensino Fundamental da Educação Básica. Por se tratar de ensino de História, a proposta metodológica elaborada como produto final da dissertação leva em conta alguns princípios importantes, que correspondem às finalidades apresentadas nos dispositivos curriculares vigentes acerca do Ensino Fundamental da Educação Básica, às discussões teóricas relacionadas às novas abordagens historiográficas e ao ensino de História promovido no Brasil a partir da década de 1980 e, que visam ampliar os objetos de estudo, os temas, os problemas e as fontes históricas utilizadas em sala de aula. Assim, o Guia para Professores – Material Didático-Pedagógico de Estudo do Meio, será disponibilizado no site do PROFHISTÓRIA, visando atingir o maior número de pessoas interessadas na pesquisa.-
Tamanho: dc.format.extent2,3 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória. Ensino de História. História Local. Memória de Mulheres.-
Título: dc.titleA HISTÓRIA LOCAL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS MEMÓRIAS DAS MULHERES DA COLÔNIA RIO BRANCO - MT (1960-1970)-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória-
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