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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, BRUNA ANTUNES FURTADO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ALCIR HORÁCIO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-31T18:16:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-31T18:16:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1mUPuV8drIBNPQwWRa2Pf5oh983oQD-6u/view?usp=sharing | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574711 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo discute a avaliação da aprendizagem no ensino médio técnico integrado em tempo integral do Instituto Federal de Goiás – campus Formosa. O objetivo geral é o de verificar como ocorre a avaliação e os objetivos específicos são: mapear os problemas enfrentados no modelo integral e verificar as práticas desenvolvidas no que tange à avaliação. Por fim, conforme exigência do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica objetiva-se ofertar um produto educacional – fruto da pesquisa – que será um minicurso ofertado à equipe pedagógica do IFG–Formosa – da qual a pesquisadora faz parte – com vistas a tratar a questão da avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a estudantes e docentes. Diversos problemas foram mapeados a partir da análise das práticas desenvolvidas no modelo integral: ausência de documentos que tratem das especificidades do modelo integral; a organização temporal está aquém das necessidades; há acúmulo de atividades e de falta de tempo para se dedicar adequadamente a todas as disciplinas; há sofrimento físico e psíquico dos estudantes na tentativa de se adequar à rotina; os docentes adéquam a avaliação em nome do cumprimento de prazos, não podendo avaliar com liberdade; os estudantes elegem disciplinas para estudar; o estudo é aligeirado, voltado para a resolução de provas; a nota está no centro das preocupações dos estudantes; há a memorização mecânica em detrimento da aprendizagem; a avaliação se apresenta enquanto elemento de disputa, competição e comparação entre os estudantes; há uma proeminência do instrumento prova; não há uma construção democrática que permita que o estudante participe das decisões acerca da avaliação coletivamente; a relação professor-aluno sofre interferências ocasionadas pelas distorções da avaliação; as dependências (reprovações parciais) e as recuperações não tem cumprido adequadamente seus papeis. A hipótese assumida inicialmente – e constatada a partir dos dados obtidos – é que a organização do trabalho pedagógico, da forma como está estruturada no modelo de tempo integral, provoca, estimula ou amplia as distorções da avaliação da aprendizagem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio técnico integrado de tempo integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO DE TEMPO INTEGRAL NO IFG-FORMOSA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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