Um guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPimentel, Renan Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-13T12:46:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-13T12:46:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
identificador: dc.identifier.otherUm guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573825-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente, o ensino de surdos acontece em escolas regulares, sob a perspectiva da inclusão, e em escolas bilíngues para surdos. A escola bilíngue respeita a língua utilizada como primeira língua (L1) pela comunidade surda, no entanto, desde a década de 1990 vem crescendo e se consolidando o paradigma da inclusão, que defende o acesso de todas as pessoas a uma educação pública de qualidade preferencialmente em escolas regulares. Para que a inclusão se efetive no contexto da surdez, a escola e as salas de aula precisam se adaptar à necessidade comunicativa do aluno surdo e suas peculiaridades de aprendizagem, como por exemplo, aprender visualmente e utilizar outra língua para se comunicar e aprender. Nesse sentido, é necessária a presença de um intérprete educacional, além da utilização de metodologias que prestigiem recursos visuais e a língua de sinais. A partir dessa contextualização, somando a ela nossa experiência enquanto biólogos e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, reconhecemos a necessidade de pensar uma proposta pedagógica que pudesse oferecer subsídios teóricos e práticos a professores de Ciências que se deparam com o processo de ensino de conteúdos científicos para surdos, visto que, segundo os levantamentos realizados e registrados em nossa dissertação de Mestrado (Área de Ensino), poucos trabalhos abordam o ensino de Ciências para surdos, justificando a importância do presente material. Assim, levando em consideração todos os aspectos da inclusão de surdos, sistematizamos um guia pedagógico contendo orientações para professores. Essa Produção Técnica Educacional foi submetida a docentes da educação básica que atuam no Ensino de Ciências/Biologia e que têm ou já tiveram alunos surdos em suas classes, para que esses professores avaliassem e emitissem pareceres evidenciando possíveis benefícios do material, bem como falhas, lacunas e sugestões. As análises desses docentes contribuíram para o aprimoramento do guia, que foi reeditado posteriormente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,35 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Biologiapt_BR
Título: dc.titleUm guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino