Resistências afro-brasileiras no ensino de história: a sala de aula e as letras de RAP

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Grazielly Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-22T22:23:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-22T22:23:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherResistências afro-brasileiras no ensino de história: a sala de aula e as letras de RAPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572965-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa analisa a relação de letras de Rap e ensino de História. O propósito é o de investigar como as letras desse gênero podem ou devem ser consideradas meios e instrumentos pedagógicos para a sala de aula, contribuindo para uma ecologia dos saberes nos parâmetros de Boaventura de Souza Santos. Procura-se apresentar que, além da condição de ferramentas didáticas para a produção do conhecimento histórico em sala de aula, as letras de Rap constituem também em importantes fontes para a reflexão sobre o ensino de história, cultura escolar e cultura juvenil. Parte-se do pressuposto de que rappers são sujeitos históricos que intercambiam saberes com a juventude periférica e que, portanto, constroem leituras de fatos históricos a partir de pontos específicos: juventude negra e periférica, ressignificando seus lugares de fala e configurando singulares leituras sobre o passado. Para tanto, analisaremos quatro letras do grupo de Rap Face da Morte, originário de Hortolândia, interior de São Paulo. O grupo se formou em 1995, e desde então produziram diversos trabalhos de cunho crítico e reflexão social, típicos do universo HIP HOP, especialmente do Rap. As letras em questão pertencem ao álbum MPB (Manifesto Popular Brasileiro), lançado em 2001, e são nomeadas pelos meses do ano e fatos históricos que ocorreram nos mesmos. As letras analisadas foram aplicadas e reescritas pelos/as alunos/as do oitavo ano da EMEF Dirce Genésio dos Santos, localizada no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6316pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRappt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleResistências afro-brasileiras no ensino de história: a sala de aula e as letras de RAPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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