CULTURA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO À VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO NA CULTURA POTIGUAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDANIEL, LUIZ SOUSA DE LIMA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-16T17:11:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-16T17:11:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherCULTURA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO À VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO NA CULTURA POTIGUARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572643-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade produzir material didático que dê visibilidade às manifestações culturais afro-brasileiras no Rio Grande do Norte, estado conhecido por uma tradição historiográfica que durante quase todo século XX se empenhou em negar a presença e o legado cultural dos afrodescendentes no processo de formação da identidade regional. Nesse trabalho, evidenciamos como os conflitos étnico-raciais emergem no cotidiano escolar e em que medida a percepção da diversidade de povos que formam a sociedade norte-rio-grandense favorece o reconhecimento e a valorização das diferenças, como também a formação de identidades plurais. Para contribuir com a educação das relações étnico-raciais, desconstruindo estereótipos e dando visibilidade às expressões culturais da população afrodescendente do estado, nos propomos a elaborar e produzir uma exposição cultural, composta por imagens e depoimentos de mestres, brincantes e praticantes dessas manifestações. A proposta foi dar voz àqueles que foram durante muito tempo excluídos da escrita da História e tiveram suas contribuições à cultura do povo potiguar negadas. Ao restituir esses sujeitos à condição de protagonistas da História, por meio da exposição, esperamos motivar outros profissionais do ensino e, sobretudo os professores de História da Educação Básica no Rio Grande do Norte, a explorar esses outros saberes e práticas que também constituem o patrimônio cultural potiguar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória;Educação étnico-racial; Ensino de História do RN, Cultura afrobrasileira; Cultura do RN; Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleCULTURA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO À VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO NA CULTURA POTIGUARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons