À LUZ DA TEORIA DO DISCURSO...

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, EUNICE BRANDÃO DA CONCEIÇÃO-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ILSE LEONE B. C. DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-29T19:38:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-29T19:38:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1m3y-j7VZR64zmQnLgzijqeCZI156IfvO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561411-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar como o gênero discursivo charge tem sido trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa para construir o sujeito leitor crítico no ensino médio e quais procedimentos de leitura possibilitam a compreensão dos discursos presentes nas charges. A sustentação teórica vem das contribuições do filósofo Mikhail Bakhtin, da Análise do Discurso de linha francesa, dos estudos de Brian Street sobre letramento e das concepções de alguns estudiosos do gênero charge. Os participantes são os alunos da 2ª série do ensino médio e uma professora regente de Língua Portuguesa em uma escola estadual militar no interior de Goiás. É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Nessa pesquisa, tanto o pesquisador quanto os participantes refletem sobre a ação e buscam caminhos para intervir na realidade social. Mediante questionários semiestruturados, gravações em áudio/vídeo e atividades de leitura diversificadas, os dados são levantados e analisados à luz do aparato teórico do estudo com a finalidade de elaborar uma proposta de intervenção mediada pela pesquisadora. A mediação pedagógica gerou o produto educacional, que consiste em um e-book disponibilizado em plataforma digital e apresentado aos professores de Língua Portuguesa da escola participante e de outras escolas da coordenação regional de ensino.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectChargept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Título: dc.titleÀ LUZ DA TEORIA DO DISCURSO...pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons