PRÁTICAS DE ESCRITA E NOVOS SUPORTES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAUDINEY JOSÉ PEREIRA GÊNEROS, Luzia Rodrigues da Silva.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-12-16T11:37:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-12-16T11:37:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/open?id=1WmVKvDXVNt268CPmBejTZMBcXtssyUEN-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560885-
Resumo: dc.description.abstractA escrita de textos de gêneros retóricos é essencial às práticas letradas de uma sociedade democrática. Diante disso, torna-se importante às mediações formativas escolares o desenvolvimento de intervenções pedagógicas voltadas para o ensino desses gêneros. Esta pesquisa constrói eventos de letramento que visam ao ensino da escrita como prática social. O objetivo geral de pesquisa é investigar os fatores que contribuem para a ampliação das competências discursivas dos educandos, por meio do trabalho com gêneros retóricos que realizam o tipo dissertativo. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa aplicada, cujas ações se apoiaram em uma posição bakhtiniana, em que a linguagem deve ser considerada por seu caráter ideológico e pelos usos e formas reais de comunicação construídas e utilizadas pelos falantes na interação verbal (BAKHTIN, 1992). Recorremos especialmente às teorias de gêneros (BAKHTIN, 1997; BAWARSHI e REIFF, 2013), da argumentação e da nova retórica (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005; BAZERMAN, 2015a) e do letramento e multiletramento (GOULART, 2011; ROJO, 2013; RIOS, 2014); e empregamos discussões relativas ao pensamento crítico (GIROUX, 1997; NOBRE, 2004; CHAUÍ, 1982). Ancorados nessas teorias e na reflexão construída por meio da práxis educacional, pudemos evidenciar que – conforme posição de Geraldi (2010) e Bawarshi e Reiff (2013) – o conhecimento das formas tipificadas do gênero não se transforma, necessariamente, em domínio da produção escrita desse gênero. Constatamos, ainda, que há uma profunda vontade dos estudantes de se tornarem proficientes na escrita de gêneros retóricos. Essa vontade é revelada por meio de mediações formativas que valorizem a voz, a escuta e o diálogo com os educandos, em interações cuja análise esclarece sobre aquilo que os estudantes projetam em relação às questões pragmáticas do discurso. A pesquisa evidenciou que é no aspecto ideológico do signo – ali onde o objeto é inesgotável – que se situam as dúvidas dos educandos. Nesse caso, intervenções pedagógicas baseadas nas categorias bakhtinianas do cronotopo, da tematização e do dialogismo se mostraram pedagogicamente poderosas para contribuir com a ampliação da competência discursiva dos estudantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectgêneros retóricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpensamento críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdialogismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcronotopopt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS DE ESCRITA E NOVOS SUPORTESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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