Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gouveia, Riama Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Andreza de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-16T15:15:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-16T15:15:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | SequenciaDidaticaInternet | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559843 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Somos surpreendidos diariamente por novas tecnologias. Novos formatos de comunicação e informação são introduzidos em nossas vidas como se fossem práticas comuns do cotidiano. Isso ocorre numa sociedade marcada por dois grandes projetos societários: um influenciado pelas ideias neoliberais; outro que busca a transformação das estruturas opressivas da sociedade classista. Reconhecer a qual projeto de sociedade as novas tecnologias vêm fortalecendo, possibilita-nos apoiar o homem em sua conscientização e a inseri-lo criticamente em seu processo histórico. Desta forma, é premente atentar sobre a maneira como àqueles que não tiveram acesso a escolarização regular empregam e são inseridos nas tecnologias da informação e comunicação, pois pode-se fazer o uso das tecnologias de forma crítica ou acrítica e, assim sendo, pode-se vivenciar propostas de opressão ou de libertação. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática que permitisse aos estudantes da EJA tornarem-se usuários autônomos e conscientes das tecnologias digitais ao interagirem com a internet – as tecnologias da comunicação e informação - de forma arguta Buscamos apresentar ferramentas para que o aluno da EJA pudesse desenvolver maior autonomia, emancipação e cidadania em sua trajetória acadêmica e social e operasse com a tecnologia de forma crítica e consciente, facultando o acesso ao conhecimento, à cultura e às demandas necessárias para trabalhar e produzir sua existência social, tornando-o sujeito de sua história. Aplicamos, como instrumentos de coleta de dados, questionários semiestruturados, observação participante com alunos matriculados no primeiro ano da EJA, do Instituto Federal de Sertãozinho, zona nordeste do Estado de São Paulo, na região de Ribeirão Preto. Para o tratamento da análise dos dados, empregamos a análise do conteúdo. Os resultados obtidos com a aplicação do produto educacional demonstraram que os alunos da EJA, ainda que de forma incipiente, despertaram para a necessidade de se tornarem usuários conscientes ao interagirem com as tecnologias digitais para que possam constituir-se cidadãos críticos e participantes do seu tempo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7588kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológical e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: Pesquisa de informações na internet | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SequenciaDidaticaInternet.pdf | Sequencia Didática Internet | 7,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/559843/2/SequenciaDidaticaInternet.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons