Conscientização pela derrubada de barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de ensino: e se fosse com você?

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorPôncio, Elis Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorSonza, Andréa Poletto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-09T23:06:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-09T23:06:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional ProfEPT Ebook-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553643-
Resumo: dc.description.abstractEste livro digital (e-book) trata-se de um Produto Educacional (PE), resultado de pesquisa de mestrado, ligada à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Tal programa pertence à área de Ensino e é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa versou sobre o tema “acessibilidade atitudinal e barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de Ensino, pautado no paradigma da Educação Inclusiva”. Teve como objeto empírico – estudo de caso - uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica especificamente os campi Bento Gonçalves e Osório, do IFRS. E contou com 15 participantes, sendo esses: alunos, docentes e técnicos (pessoas com e sem deficiência). Este livro está dividido em três capítulos: No primeiro capítulo abordamos a relação entre a pessoa com deficiência e a sociedade, essa com suas limitações e suas inacessibilidades, na perspectiva de Vygotsky (1997). No segundo capítulo trazemos a questão da inclusão social (a essencial e a eletiva) na sociedade, a qual tem reflexo nas instituições de Ensino, na perspectiva de David Rodrigues (2006); das dimensões da acessibilidade, na perspectiva de Sassaki (2014) e as consequentes barreiras advindas daí, dentre elas a atitudinal. No capítulo 3, intitulado “A instituição de Ensino como instância de inclusão social: podemos admitir uma Educação que não seja inclusiva? ” provocamos reflexões sobre o paradigma da Educação Inclusiva e as velhas práticas pedagógicas, por vezes, “excludentes”, na perspectiva de Rodrigues (2006). Outra provocação para reflexão é sobre a “Educação do futuro”, baseada nas “cinco utopias”, também de Rodrigues (2014).-
Tamanho: dc.format.extent1,80 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMicrosoft Word doc-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade atitudinal; Barreiras atitudinais; Pessoas com deficiência; Educação Profissional e Tecnológica; Psicologia e Ensino-
Título: dc.titleConscientização pela derrubada de barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de ensino: e se fosse com você?-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
Aparece nas coleções:Livros digitais