Autismo, linguagem e inclusão: caminhos para mediação nas aulas de língua portuguesa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar, Mariana-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-11T12:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-11T12:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherAutismo, linguagem e inclusão: caminhos para mediação nas aulas de língua portuguesa-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552951-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se insere na linha de pesquisa de práticas educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades. Ela objetiva compreender como ocorreu o desenvolvimento da linguagem de uma estudante com autismo no seu processo de escolarização no Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de caso (YIN, 2001) com análise qualitativa (PEDROSA; CARVALHO, 2005) de dados gerados por meio de observações participantes em sala de aula, entrevistas e documentos. Em termos teórico-metodológicos a pesquisa é fundamentada nos pressupostos da Teoria Simbólica (ELIAS, 1994) em possível diálogo com a abordagem epilinguística(FRANCHI, 2002), bem como, com as conquistas históricas que culminaram em políticas públicas. Ao permear o estudo por relatos autobiográficos de autores com autismo, nossas reflexões assumem abordagem histórico-sociológica sobre a linguagem e o uso da língua materna nas práticas pedagógicas de uma escola que se propõe ser inclusiva. Observamos que no processo de escolarização, as especificidades da estudante com autismo, quanto ao uso da linguagem e seus aspectos linguísticos, foram muitas vezes negligenciadas nos relatórios pedagógicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fragilizando a condução do processo formativo nos anos finais. E esses, por sua vez, invisibilizaram os equívocos linguísticos nas atividades escritas realizadas pela estudante por desconhecerem as especificidades do autismo. Por outro lado, observamos que as práticas pedagógicas nos anos finais potencializavam as relações por meio do diálogo e conduziram o ensino para uma aprendizagem significativa. As experiências educativas com estaestudante, a constatação de que houve aprendizagem e a preocupação com os outros estudantes com autismo matriculados na escola, vem ressignificando o conceito de conhecimento, linguagem e autismo naquela instituição escolar e demandado encontros formativos como iniciativas de cooperação entre professores dos anos iniciais e finais, para diálogos sobre práticas pedagógicas acessíveis a todos. O produto educacional resultante da pesquisa é um caderno em formato de E-Book que apresenta pistas para mediação das práticas pedagógicas nas atividades sob uma perspectiva epilinguística, sociológica e inclusiva.-
Tamanho: dc.format.extent2,64-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Título: dc.titleAutismo, linguagem e inclusão: caminhos para mediação nas aulas de língua portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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