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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Aislan da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-12T20:34:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-12T20:34:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos últimos anos temos acompanhado, em contexto global, os avanços nas áreas tecnológica e científica em ritmo acelerado, fato que acaba por provocar mudanças de pensamento e de atitudes da sociedade nos aspectos sociais, políticos e econômicos, bem como nos ambientes educacionais. Neste sentido, cabe salientar a necessidade imposta por estes avanços e pelas mudanças de pensamentos e atitudes da sociedade, motivando assim a utilização de abordagens educacionais diferenciadas que possam viabilizar aos alunos o estabelecimento de relações entre os conteúdos ensinados na escola e sua realidade (BARBOSA, 2001; BIEMBENGUT; HEIN, 2007; BASSANEZI, 2010), de forma a romper com as práticas docente centradas na transmissão de conteúdos pelos professores e na passividade dos alunos no processo de aprendizagem. Os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997), as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) (PARANÁ, 2008) e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) sinalizam que o ensino e a aprendizagem da matemática escolar devem proporcionar a participação ativa dos alunos nestes processos e o estabelecimento de relações entre os conteúdos matemáticos e destes com os aspectos sociais. De acordo com a BNCC: O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais (BRASIL, 2018, p. 263). Neste cenário de mudanças da prática de ensino de matemática, as DCE sugerem diferentes abordagens metodológicas para o ensino de matemática na Educação Matemática: Resolução de Problema, Mídias Tecnológicas, Etnomatemática, História da Matemática, Investigação Matemática e a Modelagem Matemática. Nesta Produção Técnica Educacional, abordamos a Modelagem Matemática na Educação Matemática como possibilidade de fomentar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar, permitindo ao aluno a formação escolar e cidadã, uma vez que, com a modelagem matemática é possível trabalhar os conteúdos matemáticos articulados entre si e entre diversas áreas do conhecimento, possibilitando seu ensino de forma contextualizada ao vincular estes conteúdos matemáticos com o cotidiano dos alunos. De acordo com Paraná (2008, p. 20), o ensino escolar deve proporcionar a formação do aluno “com vistas à transformação da realidade social, econômica e política de seu tempo” e, neste sentido, a Modelagem Matemática na Educação Matemática pode ser uma possibilidade de “intervenção do estudante nos problemas reais do meio social e cultural em que vive, por isso, contribui para sua formação crítica” (PARANÁ, 2008, p. 65). De modo geral: A Modelagem Matemática como área de pesquisa da Educação Matemática se insere em um cenário promissor, tendo em vista o crescimento de publicações em periódicos e a participação da comunidade de pessoas interessadas no ensino e na aprendizagem da Matemática em eventos da área. Parte do entusiasmo pode ser creditada ao crescimento de programas de pós-graduação no cenário nacional, dentre os quais estão os mestrados profissionais, que têm o apelo ao desenvolvimento de pesquisa aplicada à educação escolar (VERTUAN; SILVA; BORSSOI, 2017, p. 2). Contudo, mesmo tendo expressividade em publicações periódicas e, sua importância sinalizada em documentos oficiais para o ensino e a aprendizagem de matemática, há evidências de que poucos professores em serviço tiveram oportunidade de contato com a Modelagem Matemática ao longo de sua formação inicial (TAMBARUSSI; KLÜBER, 2014b), e ainda há outros professores que não a conhecem como abordagem para o ensino e a aprendizagem de matemática (MALHEIROS, 2016). Em geral, a falta de contato dos professores com as abordagens metodológicas propostas nas DCE, em sua formação inicial, pode levar os professores a trabalhar os conteúdos matemáticos baseados na exposição de teoremas e demonstrações desprovidas de objetivos significativos, além de aulas que não passam de transposição de conteúdos, exercícios e técnicas sem sentido para os alunos (BIEMBENGUT, 1999). Também, evidencia-se a necessidade de repensar a prática docente no qual apenas o professor fala e os alunos ouvem sem questionamentos e de forma passiva. Neste sentido, reafirmamos a necessidade de uma formação docente que leve conhecimento acerca da Modelagem Matemática na Educação Matemática, e proporcione reflexão sobre a prática docente, de modo que estes professores possam trabalhar com seus alunos uma visão crítica e investigadora que supere o ensino baseado na transmissão de conteúdos, ou seja, uma formação docente que forneça os conhecimentos necessários sobre a Modelagem Matemática a fim de que essa abordagem os auxilie em sua prática docente na direção de proporcionar uma alternativa para o ensino de matemática. No sentido de criar oportunidades aos professores da Educação Básica, em particular os docentes da rede pública de ensino, de repensar sua prática docente e de proporcionar uma formação em Modelagem Matemática, é que propomos um curso de formação continuada em Modelagem Matemática para professores da Educação Básica. Para tanto, inicialmente faremos uma Fundamentação Teórica e Metodológica, a qual foi utilizada para organizar esta Produção Técnica Educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alternativa Pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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