Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ariane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-12T16:58:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-12T16:58:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | MANUAL ILUSTRADO: ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/434005 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido durante o mestrado é classificado na categoria 1 – material didático e instrucional, nomeado “Manual de atividades para estimulação em Consciência Fonológica na Educação Infantil”. O objetivo do manual foi apresentar embasamento teórico sobre a Consciência Fonológica e 22 atividades para estimulação dessa habilidade em todos os seus componentes: consciência lexical ou da palavra, consciência fonêmica, rima, aliteração e consciência silábica. A maioria das atividades faz uso de materiais manipuláveis, brinquedos e possui caráter lúdico, envolvendo os alunos na produção dos materiais. A avaliação das atividades do manual foi feita em um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil e estudantes da área de Educação do município de Cornélio Procópio – PR, com carga horária total de 60 horas. Ao longo do curso os 38 participantes escolheram uma atividade do manual para aplicar com seus alunos e avaliar a aplicabilidade da atividade e também trouxeram sugestões de outras atividades para estimulação de consciência fonológica, contribuindo para a conclusão do material. A fim de avaliar todas as atividades, os participantes responderam um roteiro de avaliação de cada uma das atividades. Ao final da análise da percepção dos participantes, pôde-se concluir que o produto é importante para a prática pedagógica na Educação Infantil, proporcionando a estimulação da consciência fonológica para os alunos desta etapa, contribuindo para a futura aquisição da leitura e escrita, além de prevenir futuras dificuldades de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Fonológica. Educação Infantil. Leitura. Formação de Professores. Alfabetização. | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL ILUSTRADO: ATIVIDADES PARA ESTIMULAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons