Ensinando História e Culturas Indígenas nos anos finais do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Jatobá, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-05-15T12:47:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-05-15T12:47:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-30-
identificador: dc.identifier.otherdissertacao Eliane Jatobápt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432251-
Resumo: dc.description.abstractEm 2008 foi promulgada a lei 11.645 que tem como um de seus objetivos trazer estudos renovadores que ampliem o conhecimento e o respeito sobre os povos indígenas do Brasil. A historiografia e os manuais/livros didáticos têm produzido e reproduzido desde o final do século XIX uma vasta literatura a respeito destes povos, que em análises realizadas por vários pesquisadores mostraram-se carregadas de visões preconceituosas. Nesta pesquisa busca-se apresentar os resultados da análise realizada no livro “História Sociedade & Cidadania” do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, edições 2012 e 2015, de autoria de Alfredo Boulos Júnior, material do professor e aluno, observando se os conteúdos, as abordagens metodológicas e temas que estão relacionados ao ensino de história e cultura indígena e que atendam às exigências da lei 11.645/2008. Para tanto, além da análise dos textos de apoio e exercícios complementares do livro do professor e dos textos e exercícios trabalhados com os alunos em sala de aula, foi aplicado aos alunos um questionário diagnóstico sobre seus conhecimentos acerca do tema. Com base na coleta desses dados e na análise do material, essa pesquisa propôs material didático complementar ao tema. A análise e estudo do manual e livro didático mostraram-se relevantes, pois o mesmo foi adotado pelas escolas estaduais do município de Colorado, e desde o ano de 2014 (estando em uso até o ano de 2019) constitui-se como material base das aulas da disciplina de História para quase 1.000 estudantes anualmente, além disso a Coleção História Sociedade & Cidadania é a mais vendida no PNLD (Programa do Livro Didático Público) dos dois anos analisados, 2014 e 2017. Como conclusão, pode-se apontar que apesar de todos os avanços, ainda há deficiências no material utilizado, com o uso de textos e imagens idílicas dos povos indígenas, ignorando–se suas demandas e contextos atuais e seus problemas com a sociedade não indígena.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.403 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Indígenapt_BR
Título: dc.titleEnsinando História e Culturas Indígenas nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfhistóriapt_BR
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