UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE PONTES E LACERDA-MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, Nelton Messias.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-04-02T13:36:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-04-02T13:36:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-
identificador: dc.identifier.otherNo atual contexto histórico, os profissionais da educação estão cada vez mais submetidos ao desafio de inovar suas práticas pedagógicas. Logo, os professores de história têm o dever de promover um ensino em que a aprendizagem possibilite aos alunos compreenderem a historicidade social, cultural e econômica do seu entorno. Nesse sentido, o presente estudo visa à produção de um material didático digital sobre a história de Pontes e Lacerda-MT, contendo depoimentos de moradores idosos, fotografias, mapas, leis, símbolos, dentre outras fontes. A metodologia deste estudo consistiu inicialmente na seleção dos relatos de memória de produções acadêmicas e entrevistas com dois (2) moradores idosos do Bairro Vila dos Pretos, primeiro povoado do município. A partir de então, foram coletados nos acervos da prefeitura e acervos particulares fontes documentais que pudessem dialogar com a oralidade, tendo como recorte o contraponto entre os fatos presentes na história considerada oficial pelo poder público e as memórias das pessoas, identificando suas experiências de vida nos diferentes momentos da história local. Como fundamentação para definir o conceito de história local, o referido estudo embasou-se nos estudos de Goubert (1988), o qual afirma que a história local corresponde à história de uma comunidade, bairro, município e até uma região. Quanto à discussão sobre memória, dialogou-se com as reflexões de Pollak (1992), com o conceito de “memória em disputa” e a obra “A escrita da História” de Michel de Certeau. Esse material didático, que na conclusão do estudo resultou na produção de um e-book, será disponibilizado em formato de PDF nas bibliotecas do município e nos computadores dos laboratórios de informática das escolas. Com este e-book pretende-se subsidiar o trabalho do professor no ensino da história local, explorando a história de Pontes e Lacerda numa perspectiva de valorizar os diferentes sujeitos que formaram o município. Palavras-chave: Ensino de História. Memória. Aprendizagem.-
identificador: dc.identifier.otherPONTES E LACERDA-MT HISTÓRIA E MEMÓRIA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431767-
Resumo: dc.description.abstractNo atual contexto histórico, os profissionais da educação estão cada vez mais submetidos ao desafio de inovar suas práticas pedagógicas. Logo, os professores de história têm o dever de promover um ensino em que a aprendizagem possibilite aos alunos compreenderem a historicidade social, cultural e econômica do seu entorno. Nesse sentido, o presente estudo visa à produção de um material didático digital sobre a história de Pontes e Lacerda-MT, contendo depoimentos de moradores idosos, fotografias, mapas, leis, símbolos, dentre outras fontes. A metodologia deste estudo consistiu inicialmente na seleção dos relatos de memória de produções acadêmicas e entrevistas com dois (2) moradores idosos do Bairro Vila dos Pretos, primeiro povoado do município. A partir de então, foram coletados nos acervos da prefeitura e acervos particulares fontes documentais que pudessem dialogar com a oralidade, tendo como recorte o contraponto entre os fatos presentes na história considerada oficial pelo poder público e as memórias das pessoas, identificando suas xperiências de vida nos diferentes momentos da história local. Como fundamentação para definir o conceito de história local, o referido estudo embasou-se nos estudos de Goubert (1988), o qual afirma que a história local corresponde à história de uma comunidade, bairro, município e até uma região. Quanto à discussão sobre memória, dialogou-se com as reflexões de Pollak (1992), com o conceito de “memória em disputa” e a obra “A escrita da História” de Michel de Certeau. Esse material didático, que na conclusão do estudo resultou na produção de um e-book, será disponibilizado em formato de PDF nas bibliotecas do município e nos computadores dos laboratórios de informática das escolas. Com este e-book pretende-se subsidiar o trabalho do professor no ensino da história local, explorando a história de Pontes e Lacerda numa perspectiva de valorizar os diferentes sujeitos que formaram o município. Palavras-chave: Ensino de História. Memória. prendizagem.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIA-
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE HISTÓRIA-
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE PONTES E LACERDA-MT-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons