SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS “NETIQUETTE ON FACEBOOK”: O GÊNERO TEXTUAL “COMENTÁRIO ARGUMENTATIVO DO FACEBOOK”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorResende, Daniele Conde Peres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-03-28T13:25:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-03-28T13:25:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS “NETIQUETTE ON FACEBOOK” O GÊNERO TEXTUAL “COMENTÁRIO ARGUMENTATIVO DO FACEBOOK”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431621-
Resumo: dc.description.abstractA presente Produção Técnica Educacional é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. O objetivo principal é produzir um material pedagógico destinado a professores de Língua Inglesa (LI) do Ensino Médio conduzido pelo gênero textual “comentário argumentativo do Facebook”, utilizando a metodologia das sequências didáticas de gênero (SDG) criada pelos pesquisadores filiados ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), entre eles, Bronckart (2009), Dolz e Schneuwly Dolz (2011). A busca pela pesquisa na área de ensino partiu das inquietações que tenho vivenciado como professora de LI. São angústias que envolvem a dificuldade por parte dos alunos em aprender um novo idioma que, consequentemente, referem-se às suas próprias dificuldades e inseguranças nas escolhas das estratégias de ensino. Tenho percebido, também, que além do quão despreparados os alunos chegam ao ensino médio em relação ao domínio de um novo idioma é a insuficiência de conhecimento que eles saem para enfrentar vestibulares, o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e o mercado de trabalho. Outro fator que me incomodou bastante neste um ano e meio como professora de Ensino Médio foi observar como muitos alunos não se comportam adequadamente ao expressar suas opiniões tanto no ambiente escolar quanto no virtual, pois muitos faltam com respeito para com o próximo em seus argumentos. De acordo com Moita Lopes (1996), ensinar uma língua é ensinar a se engajar na construção social do significado e, portanto, na construção de identidades sociais, sendo tarefa do professor de línguas desvelar as crenças sobre a natureza da linguagem, que levam à criação ou confirmação de práticas sociais de desigualdade que negam o direito de cidadania. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos uma pesquisa que pretendeu contribuir para um ensino que proporcionasse a formação de alunos mais reflexivos e conscientes em relação ao funcionamento da língua na sociedade, por meio do desenvolvimento de capacidades de linguagem voltadas para a atuação em práticas sociais reais de uso da língua. Como resultado desta pesquisa, foi elaborado este material didático que tem como objetivo geral expor os resultados alcançados com a implementação de uma sequência didática do gênero “comentário argumentativo do Facebook”, no colégio onde trabalho como professora-pesquisadora de LI. Com relação à escolha do gênero textual, após observar uma grande defasagem de criticidade e falta de polidez nos comentários dos alunos em suas páginas do Facebook, decidi, em consenso com meu orientador e co-orientadora, trabalhar um gênero textual que envolvesse a realidade dos alunos, que são adolescentes, de modo a melhorar a comunicação diante do problema identificado, nas aulas de inglês. De acordo com as DCE-LEM, [...] as aulas de Língua Estrangeira se configuram como espaços de interações entre professores e alunos e pelas representações e visões de mundo que se revelam no dia-a-dia. Objetiva-se que os alunos analisem as questões sociais-políticas-econômicas da nova ordem mundial, suas implicações e que desenvolvam uma consciência crítica a respeito do papel das línguas na sociedade (PARANÁ, 2008, p. 55). Além disso, o “comentário argumentativo do Facebook”, por se tratar de um gênero textual digital, também possibilitaria o trabalho do letramento digital nas aulas de inglês, prática educacional-comunicativa extremamente relavente no Ensino Médio, como consta na BNCC: [...] a questão do mundo digital para a contextualização das práticas de linguagem nos diversos campos de atuação, como na utilização do inglês, possibilita aproximação e integração com grupos multilíngues e multiculturais no mundo global, com diferentes repertórios linguístico-culturais (BRASIL, 2017, p. 478). Para melhor esclarecer sobre esse gênero, trazemos, primeiramente, uma síntese de uma pesquisa bibliográfica, seguida de análises que buscam depreender as principais características desse gênero, sob o ponto de vista contextual, discursivo e linguístico-discursivo. Tal análise foi feita com base em um corpus significativo de comentários do Facebook, processo esse que nos revelou dois tipos do comentário do Facebook, os quais classificamos e enominamos em: 1) comentário descritivo do Facebook e 2) comentário argumentativo do Facebook. Para a elaboração da sequência didática, optamos pelo gênero comentário argumentativo do Facebook, por envolver discussão de assuntos polêmicos que implicam sustentação, refutação e negociação de tomada de posição, a fim de trabalhar o discurso argumentativo com os alunos. Em seguida, apresentamos os subsídios para a construção da SDG que está organizada em oficinas. Segundo Dolz e Schneuwly (2011, p. 43), a SDG é “uma sequência de módulos de ensino, organizados conjuntamente para melhorar uma determinada prática de linguagem”. Esperamos que este material possa trazer ideias e bons resultados para o ensino de LI por meio de gêneros textuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent581pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero Textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de aulaspt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS “NETIQUETTE ON FACEBOOK”: O GÊNERO TEXTUAL “COMENTÁRIO ARGUMENTATIVO DO FACEBOOK”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN);pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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