Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gongora, Fábio Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-03-11T21:23:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-03-11T21:23:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | O passado em bits: uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431526 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho propôs-se a investigar o trabalho pedagógico apoiado em fontes históricas disponíveis em suporte digital, partindo da hipótese de que estes materiais potencializam o ensino de História em ambiente escolar. Para cumprir esta tarefa elegeu-se como método, além da revisão bibliográfica, a pesquisa com abordagem qualitativa, aplicada a um público-alvo composto por 33 professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, que atuam na Região Metropolitana de LondrinaPR. Inicialmente, enfocamos o emergir da era digital, os impactos das novas tecnologias na sociedade e suas implicações para a Educação. Examinamos, em seguida, os principais programas governamentais voltados às tecnologias educacionais, na esfera federal e estadual, buscando compreender as condições de trabalho dos professores com os meios digitais. Posteriormente, apresentamos discussões no campo epistemológico, abordando a ampliação do conceito de documento histórico e as mudanças nas perspectivas investigativas no contexto das novas tecnologias e da crescente oferta de acervos digitais. Analisamos também as orientações para o uso escolar de documentos históricos extraídas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE). Ao refletirmos sobre as implicações da inserção das mídias digitais no trabalho docente, ressaltamos as possibilidades propiciadas pelo acesso a diversos tipos de documentos históricos digitalizados e o seu potencial para o ensino de História. O enquadramento teórico deste estudo está inserido no campo da Educação Histórica, linha de pesquisa que também ofereceu fundamentos metodológicos e instrumentação conceitual para investigarmos as práticas pedagógicas. Como produto educacional, propusemos subsídios pedagógicos para o trabalho com fontes históricas e recursos digitais diversos. No tocante à pesquisa, aplicamos um questionário online direcionado aos professores, objetivando investigar os meios utilizados para a obtenção das fontes históricas, o sentido atribuído a estes materiais e suas finalidades em experiências didáticas. Por fim, foram descritos os métodos e analisados os dados obtidos mediante a investigação. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a ampliação da discussão sobre o uso pedagógico de fontes em sua intersecção com as novas tecnologias e o mundo virtual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.043 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novas Tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes Históricas | pt_BR |
Título: dc.title | O passado em bits: uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O passado em bits uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história.pdf | Dissertação Mestrado em Ensino de História - Profhistória - UEM, 2018 | 4,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431526/2/O passado em bits uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons