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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Juliana, Moratto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-02-25T18:47:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-02-25T18:47:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DO GÊNERO ORAL ENTREVISTA DE SELEÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431211 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Assim como um ato qualquer da vida, a linguagem está em função das esferas comunicativas em que se concretizam. Na constante busca pela linguagem adequada, estabelecemos para cada campo de nossas atividades algumas formas típicas de enunciados. Aos gêneros atribuímos a responsabilidade de elaborar seus tipos relativamente estáveis a cada esfera de utilização da língua. Para elucidar tal questão investigamos autores como Marcuschi (2008), da Teoria dos Gêneros Textuais; Garret (1981), estudiosa em princípios e métodos das entrevistas voltadas ao Serviço Social; Weiss (1992), especialista em entrevistas de seleção, para garantir uma nomenclatura adequada para esta prática/atividade social. Vale-se da importância de tratar o discurso como um objeto do dizer (MARCUSCHI, 2008 p. 81) a ser trabalhado por meio do contexto de produção com significação, assim como deve ser o valor atribuído ao ensino da oralidade. Para o aluno, a preparação para a vida inclui também o elemento profissional, que se constrói aliada ao seu próprio discurso. Entrevistar não é um jogo de perguntas e respostas. Entrevistar é saber quais perguntas fazer e quais respostas dar na ocasião adequada. É agir com discrição, sabedoria, interesse e, sobretudo, com respeito. É se fazer entender e ser entendido. Considerando estes aspectos, a escola pode contribuir para uma formação pertinente à desejada pelos documentos oficiais da educação brasileira. A presente Produção Técnica Educacional, do programa Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio –, é fruto das leituras, dos estudos e das pesquisas realizadas ao longo do de quase dois anos sobre o gênero “entrevista de seleção”. Foi apresentado e validado em bancas de qualificação e defesa de mestrado. Vale ressaltar que o respectivo produto educacional reporta-se à produção de uma sequência de atividades, a qual destaca o objeto de ensino “entrevista de seleção”, sendo esse parte integrante de um trabalho maior que é a Dissertação. A justificativa do desenvolvimento deste estudo se baseia no insuficiente ensino da oralidade no Ensino Médio e nas peculiaridades dos gêneros orais que se fazem importantes para o ensino na língua portuguesa, numa perspectiva de formação social do aluno. Partindo do pressuposto que o aluno passa mais tempo da sua vida falando que escrevendo, como é cobrado pela escola, e considerando que a esta precisa explorar as capacidades e as necessidades de linguagem dos alunos, Marcuschi (2010, p. 36) corrobora ao dizer que a oralidade enquanto prática social é inerente ao ser humano e fator de identidade social. Nesse sentido, considera-se o texto presente em documentos oficiais da educação brasileira para fundamentar o trabalho com a oralidade, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013), o Guia de Livros Didático elaborado pelo Programa Nacional do Livro Didático, PNLD (BRASIL, 2017 e 2018) e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (BRASIL, 2000), numa tentativa de desenvolver a linguagem oral articulada às práticas sociais. O objetivo deste trabalho é apresentar um produto educacional, dirigido ao gênero oral “entrevista de seleção” por meio de uma sequência de atividades que promovem a diversificação da produção oral em práticas sociais. Ou seja, uma transposição didática da “entrevista de seleção”, também conhecida como entrevista de trabalho. As entrevistas de seleção se configuram como uma conversação dirigida sobre um propósito específico. É uma prática frequente para aqueles que se lançaram no meio laboral. Algumas características desta prática descrevem a estrutura que dá forma ao gênero. Há uma conversação face a face entre, no mínimo, duas pessoas, uma sessão de perguntas especificas para a ocasião, um encontro previamente marcado e um interesse em comum: preencher uma vaga de trabalho. Quem domina a conversação é o entrevistador, que abre e fecha a entrevista e o entrevistado é o interessado na vaga, ele se dispõe a participar da seleção e fornecer as informações necessárias para que o entrevistador avalie seu perfil (DOLZ; SCHNEUWLY, 1997). Esperamos que sequência de atividades do gênero oral “entrevista de seleção” possa propiciar aos discentes a ampliação dos conhecimentos para a aplicação desse gênero, diversificando seu modo de encarar o ensino da oralidade. A sequência de atividades está estruturada em oficinas e simulações de entrevistas, cada encontro teve a duração de duas horas/aulas de 50 minutos cada. Sua implementação foi realizada em uma turma do IV ano do curso integrado em Agroecologia do IFPR – Campus Ivaiporã. As atividades se iniciaram com a etapa da contextualização com aplicação de teste vocacional, manuseio de anúncios de vagas de empregos e análise de vídeo com debate sobre a importância de estar bem preparado para uma entrevista de seleção. Dessa forma, a motivação garante o interesse para lidar com situações similares em sociedade. No segundo encontro, há uma produção do primeiro vídeo em equipe, com a simulação de uma entrevista de seleção, seguido de uma discussão sobre o desempenho oral de cada um através da análise do material produzido, oportunidade para busca de soluções para os resultados mais críticos. O terceiro encontro é marcado pelas atividades da Oficina 1, “Conhecendo o gênero”, trabalhando diversos tipos de entrevistas e suas principais características. A Oficina 2, “Linguagem formal e operadores argumentativos” trata de explorar os aspectos formais e informais da língua portuguesa por meio de vídeos corporativos, elaboração de cartaz com operadores argumentativos e a resolução de um teste de vestibular sobre o uso da linguagem formal. A Oficina 3, “Entrevista de seleção”, apresenta um vídeo para exemplificar uma situação real de entrevista, cujo conteúdo permite analisar a linguagem corporal e as etapas da estrutura desse tipo de entrevista. Na Oficina 4, “Marcadores conversacionais”, são trabalhados os marcadores verbais, não verbais e suprassegmentais para uso e conhecimento dos que devem ser evitados, acompanha material extra para o professor consultar se necessário. A Oficina 5, “Ética profissional”, busca refletir sobre o que é ética no trabalho e como ela influencia no dia a dia de uma equipe. A Oficina 6, “Orientações para o candidato”, traz informações sobre comportamento pessoal e linguístico numa entrevista, uma série de dias de como se preparar e enfrentar a situação sem cometer gafes. O último encontro é marcado pela produção final de vídeo, em que o professor tem a liberdade de criar um concurso ou uma vaga de emprego para simular o evento com um roteiro preparado para a ocasião. Essa experiência possibilita analisar as produções em vídeo e traçar um perfil para cada aluno, avaliar sua evolução e diagnosticar a apropriação do gênero. Assim, não apenas aspectos da linguagem são explorados, mas o indivíduo como um todo, a forma de falar, de se comportar e de ir além da busca da concretização de um objetivo, ou seja, de se preparar para alcançá-lo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3986 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Discursivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Entrevista de seleção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Oral | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUÇÃO TÉCNICA EDUCACIONAL: SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DO GÊNERO ORAL ENTREVISTA DE SELEÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL - JULIANA MORATO.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/431211/2/PRODUTO EDUCACIONAL - JULIANA MORATO.pdfDownload |
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